Maurren Maggi e judocas buscam ouro hoje no Pan

Guadalajara – Campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi buscará hoje o tricampeonato da prova nos Jogos Pan-Americanos – a disputa começa às 20 horas (horário de Brasília). A atleta de 35 anos priorizou o torneio de Guadalajara na temporada, embora tenha ido ao Mundial de Atletismo, em agosto, na Coreia do Sul – onde não conseguiu um bom desempenho e ficou apenas em 11º lugar.

Maurren não terá muitas rivais capazes de tirá-la do lugar mais alto do pódio no Pan de Guadalajara. Assim, as chances de uma dobradinha com a brasileira Keila Costa aumentam. As principais rivais são a norte-americana Tori Polk e a colombiana Catherine Ibarguen.

São 14 possibilidades de medalha e 14 possibilidades de decepção. Como sempre, o início das competições de judô é esperado com ansiedade por quem deseja ver o Brasil melhorar no quadro de medalhas. A competente turma do quimono é garantia de bons resultados não só no Pan de Guadalajara, no qual já soma 97 medalhas na história da competição, como também nos Jogos Olímpicos. Desde a Olimpíada de Los Angeles, em 1984, o judô sempre vai ao pódio.

Mas não é possível dar nenhuma conquista como favas contadas. No Pan do Rio de Janeiro, em 2007, nomes consagrados, como Leandro Guilheiro e Flávio Canto, não foram campeões. Já Tiago Camilo, ouro com todos os méritos em 2007, tenta chegar ao bicampeonato.