Loteria da Terceira divisão

Começa hoje a Série C do Campeonato Brasileiro, a 3.ª Divisão do futebol nacional. A competição deste ano terá a participação de 63 equipes, divididas em 16 grupos com quatro equipes cada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não chamou ninguém no lugar do Rio Branco, do Acre, que desistiu do campeonato. J.Malucelli, de São José dos Pinhais; Rio Branco, de Paranaguá; e Adap, de Campo Mourão, são os representantes do Paraná no campeonato.

Diferente do ano anterior, quando a Série C era regionalizada, e havia um quadrangular final, a Terceirona de 2006 está mais ?fácil? pra favorecer os ?grandes?. Nas três primeiras fases, as equipes disputam partidas de ida e volta em seus respectivos grupos, se classificando os dois primeiros. Na fase final acontecerá um octogonal na fase fina. Os quatro primeiros classificados sobem para a Série B, a 2.ª Divisão do próximo ano.

Nesta temporada algumas equipes renomadas, e até campeões brasileiros da 1.ª Divisão estarão enfrentando as dificuldades da Terceirona. É o caso do Bahia, campeão de 1988; Vitória-BA, vice-campeão em 1993; ou ainda do Criciúma-SC, em 1991; Joinville-SC, América-MG; América-RJ, entre outras equipes menos credenciadas e conhecidas dos torcedores.

Os paulistas são também maioria na competição com seis times – América, Juventus, Noroeste, Barueri, Rio Branco de Americana e União Barbarense. Com quatro representantes os cariocas – América, Americano, Cabofriense e Madureira – e os gaúchos – Novo Hamburgo, Brasil, Caxias e Ulbra.

Entre algumas das curiosidades da Terceirona está a presença de Rafael Cammarota, ex-goleiro do Coritiba, campeão brasileiro de 1985, que assume a função de técnico do União Barbarense-SP.

Em 2005 subiram para a Série B as equipes do Remo-PA, campeão, e América-RN, vice-campeão. Ipatinga-MG e Novo Hamburgo-RS, chegaram à fase final, mas permaneceram na 3.ª Divisão.

Voltar ao topo