Juventude encara o instável Santos em Caxias

Embalado por duas vitórias nas duas últimas rodadas (3 a 0 sobre o América-RN e 3 a 2 sobre o Cruzeiro, em pleno Mineirão), que o levaram da zona do rebaixamento para uma posição um pouco mais confortável no Campeonato Brasileiro, o Juventude recebe o Santos na noite deste domingo (17), no Estádio Alfredo Jaconi, depois de um forte sobressalto.

Na quarta-feira, o atacante Da Silva, um dos principais jogadores da equipe de Caxias do Sul, foi afastado do grupo. A justificativa oficial foi de desentendimento entre o atleta, a comissão técnica e a direção de futebol. Mas nos bastidores há comentários de mau comportamento de Da Silva, que teria sido determinante para a decisão.

Se perdeu um atacante importante, o técnico Flávio Campos está ganhando uma alternativa à altura: Alex Alves, que havia sido suspenso durante o Campeonato Gaúcho, depois da constatação da substância sibutramina no exame antidoping, está liberado e vai jogar.

Alex Alves chegou a atuar no Brasileiro, contra o Goiás, devido ao efeito suspensivo dado pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, mas voltou a ser impedido de entrar em campo. Agora, conseguiu outro efeito suspensivo, desta vez do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O desfalque do técnico Flávio Campos é o lateral-direito Barão, machucado. Como o reserva imediato, James, também está contundido, o zagueiro Ricardo será improvisado na função.

Flávio Campos recebe como ?estímulo" cada comentário de que o Juventude é candidato ao rebaixamento. ?O Juventude pensa grande o meu pensamento é grande.

Sem Vanderlei Luxemburgo, que se recupera de uma cirurgia, e desfalcado de Kleber e Maldonado, o Santos vai a Caxias do Sul, sob o fantasma da lanterna do Brasileiro. Com 4 pontos, o bicampeão paulista está a apenas um ponto à frente do último colocado, o América-RN. Luxemburgo foi operado sexta-feira após sofre uma crise de apendicite aguda e recebeu alta do hospital na tarde de sexta, com recomendação para ficar em repouso até terça-feira.

?Sou auxiliar do homem e estou aqui para qualquer emergência?, disse Serginho Chulapa, o substituto de Luxemburgo no banco, devendo receber informações pelo rádio do outro auxiliar, Nei, que vai assistir ao jogo das tribunas, e até do técnico, por telefone.

O interino deve escalar o time com três zagueiros – Adailton, Marcelo e Domingos – para compensar o enfraquecimento do meio, em razão da saída de Zé Roberto e da ausência de Maldonado, que deve ter confirmada amanhã a convocação pelo Chile para a Copa América.

?É o recomeço de tudo?, afirmou Rodrigo Souto, que, aos poucos vai ficando sozinho no meio-de-campo considerado o melhor do Brasil até a eliminação do time pelo Grêmio, nas semifinais Libertadores. Logo em seguida, Zé Roberto, o destaque do time, foi embora, enquanto Maldonado procura mostrar ao técnico da seleção chilena, Nelson Acosta, que está recuperado da contratura sofrida no dia 3, contra o Corinthians, para poder jogar a Copa América.

?Tudo o que fizemos ficou para trás porque o principal objetivo não foi atingido. Agora, vamos esquecer a Libertadores e buscar vitórias no Campeonato Brasileiro?, analisa Souto. Para ele, o melhor que os jogadores têm a fazer neste momento de transição é dividir a responsabilidade em campo em vez de ficar lamentando a saída da Libertadores, a perda de Zé Roberto e a ausência de outros titulares. ?No futebol é assim: uns vêm e outros vão. Quem fica, tem de pensar no que é melhor para o grupo.?

A novidade santista será a volta do goleiro Fábio Costa, que não jogou contra o Internacional em razão de uma conjuntivite. Rodrigo Tabata deve ficar no banco de reservas. No ataque será mantida a dupla Marcos Aurélio e Renatinho.

Ficha técnica:

Juventude: Michel Alves; Barão, Leonardo Silva, Cedrola e Márcio Azevedo; Marcão, Beto, Lauro e Bruno; Michel e Éber. Técnico: Flávio Campos.

Santos: Fábio Costa; Adailton, Marcelo e Domingos; Alessandro, Adriano, Rodrigo Souto, Cléber Santana e Carlinhos; Marcos Aurélio e Renatinho. Técnico: Serginho Chulapa

Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ).

Horário: 18h10.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Voltar ao topo