Há 5 anos na Europa, Fernandinho quer mais

Ainda comemorando o título nacional ucraniano pelo Shakhtar Donetsk, o ex-atleticano Fernandinho traça novos rumos para sua carreira. Afinal, apesar de o meia já ter conquistado outros torneios importantes, como a Copa da Uefa 2009 e o Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira, em 2003, ele sabe que seu futebol “arroz com feijão bem temperado” pode lhe render glórias maiores.

Esperando no leste europeu o início das férias, o londrinense Fernandinho falou por telefone com o Paraná Online e revelou quais são seus projetos futuros. Um deles é um dia poder voltar ao Atlético para ganhar um Campeonato Brasileiro e uma Libertadores.

Paraná Online – Depois de ajudar na ascensão do Shakhtar Donetsk, você acredita ter chegado a hora de fazer o nome em um grande centro do futebol europeu?

Fernandinho – Estou aqui na Ucrânia faz cinco anos e a motivação que tenho é a mesma que tinha quando cheguei. Sempre tive vontade de jogar em países como Itália, Espanha, Alemanha ou Inglaterra e já recebi algumas propostas. Vamos ver nessa próxima temporada. Creio que adquiri a maturidade adequada para isso.

Paraná Online – E a Seleção Brasileira? Acha que pode conquistar uma vaga no time de 2014?

Fernandinho – Pra 2014 deve acontecer a mesma coisa que 2010: uma boa reformulação no time, novo treinador, novos jogadores. É aí que posso ter minha chance. Mas seria importante eu estar em um time de maior expressão. Em 2014 estarei com 29 anos, uma idade boa para disputar Copa do Mundo.

Paraná Online –
Quais as características que poderiam lhe render essa vaga?


Fernandinho –
Faço o arroz com feijão bem feito, bem temperado. Aprendi muita coisa taticamente. Você corre menos, vai dar o bote mais perto, não fica dando bote errado. No passe e no chute a gol eu também melhorei muito.

Paraná Online –
Pensa em voltar a atuar no futebol brasileiro?


Fernandinho –
Quando saí do Brasil, pensei em ficar ao menos dez anos na Europa. Já passaram cinco e foi muito rápido. Mais cinco anos na Europa vai ser pouco pra mim. Só que se eu voltar, o Atlético será uma opção muito boa. Só que pra isso, gostaria de ver o clube jogando bem e conquistando títulos.

Paraná Online –
Ainda acompanha o Atlético?

Fernandinho – Eu ainda respiro o Atlético. Sempre acompanho o time na internet e na TV. A eliminação pro Palmeiras, por exemplo, eu assisti. Não pode tomar um gol daquele. Era a hora de fechar ali. Acabou tomando aquele gol. Vi um pouco de inexperiência no time. Mas quem sabe no Brasileiro isso se resolve.

Paraná Online – Faltou algo pra você na Baixada?

Fernandinho –
Minha maior vontade é conquistar a Libertadores e o Brasileiro na Baixada. Me dói o coração só de falar sobre isso. Aquele jogo contra o Grêmio, 2004, em Erexim. Foi aí que acabou o título. E na final da Libertadores, em 2005, que tivemos oportunidade de empatar o jogo no primeiro tempo. Se eu pudesse, não voltaria no tempo, mas no futuro conquistaria esse títulos pelo Atlético e terminaria minha carreira. Satisfeito. Realizado.