Grandes amistosos agitam interior do Paraná

Revivendo os velhos tempos, o início da temporada 2012 marcará a presença de grandes clubes do futebol brasileiro realizando amistosos no norte do Paraná. Até o momento já foram confirmadas as presenças de Flamengo, Corinthians e Palmeiras no interior. No dia 11 de janeiro, o Londrina enfrenta o Flamengo, no Estádio do Café. No dia 15, a equipe carioca volta ao mesmo campo contra o Corinthians. A expectativa é de grande mobilização de torcedores, tanto na população do interior quanto nas cidades de origem dos clubes. “Será a apresentação inicial das equipes no ano”, ressalta o presidente da SM Sports, gestora do clube londrinense, Sergio Malucelli. Por falta de calendário, apenas o cogitado duelo entre Tubarão e Timão não vai ocorrer.

As partidas reforçam a identificação do Flamengo com o município de Londrina. Em 1976, o Rubro-Negro carioca inaugurou o Estádio do Café em amistoso contra o Tubarão. No início de 2011, por intermédio do treinador Vanderlei Luxemburgo, o clube voltou a enfrentar os londrinenses no local. Dias depois a equipe ainda recebeu o América-MG, colocando a cidade em evidência pela presença do então recém-contratado craque Ronaldinho Gaúcho.

Já o Arapongas irá inaugurar o sistema de iluminação do Estádio dos Pássaros, no dia 12 de janeiro, contra o Palmeiras. A listagem dos palmeirenses que irão se apresentar no interior será divulgada apenas na primeira semana do ano. Apesar do suspense sobre a presença dos principais craques do Porco, os anfitriões mantêm a empolgação, com esperança de casa cheia, a exemplo do que ocorreu no jogo de volta do Pássaro Nortista ao grupo de elite do futebol paranaense, em 2009, com mais de 9 mil torcedores. “Mesmo que venha uma equipe considerada reserva, querendo ou não é o Palmeiras”, afirma o diretor de futebol do clube interiorano, Sidiclei Menezes.

Memória

Até a década de 1950 era comum a realização de partidas amistosas entre clubes da região norte contra grandes times de São Paulo e Rio. O próprio Londrina surgiu em 1956, depois que alguns desportistas da cidade se inspiraram em um jogo entre Nacional de Rolândia e Vasco para criar o Alviceleste.