Ganso brilha, garante vitória e deixa Santos na ponta

Paulo Henrique Ganso está de volta. Ele entrou no intervalo e resolveu em 10 minutos o jogo para o Santos, que venceu Botafogo por 2 a 1 neste sábado, na Vila Belmiro. A vitória deixou o time santista na liderança provisória do Campeonato Paulista.

Com o resultado, o Santos chegou aos 28 pontos, empatado com o vice-líder Palmeiras, mas com melhor saldo de gols (16 a 12). No domingo, São Paulo e Corinthians entram em campo e podem assumir a primeira colocação da tabela. O Botafogo, que estreou o técnico Argel Fucks, permaneceu com 11 pontos e entrou na zona de rebaixamento, graças à vitória do Linense sobre o Noroeste.

Depois de quase sete meses, o torcedor santista finalmente pôde matar as saudades de Paulo Henrique Ganso, plenamente recuperado da lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. Após entrar no intervalo, o meia deu passe para o gol logo em seu primeiro lance. Depois deixou a sua marca, assegurando a vitória dos donos da casa.

O JOGO – O primeiro tempo foi de poucas oportunidades para os dois lados. Preocupado em frear Neymar e Elano, o Botafogo priorizou totalmente a marcação, que se mostrou eficiente, e sem passar sufoco no seu campo defensivo. chegou até a assustar no final do primeiro tempo, quando Tulio recebeu cara a cara com Felipe, mas acabou finalizando para fora.

Apesar de ter a posse da bola por maior tempo, o Santos só conseguiu levar perigo em uma única oportunidade, quando Neymar passou pela marcação, invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora, arrancando um grito de gol de parte da torcida.

Se o primeiro tempo foi complicado para o Santos, no segundo, a entrada de Ganso mudou o panorama da partida em apenas 10 minutos. O primeiro grande lance aconteceu antes de completar o primeiro minuto. O meia acertou lançamento preciso para Zé Eduardo, que recebeu na área e rolou para Elano bater cruzado e fazer o primeiro do Santos, logo aos 30 segundos.

Aos 10, foi a vez do craque deixar a sua marca. Pará esticou para Zé Eduardo, que invadiu a área pela direita e cruzou para Ganso se antecipar ao zagueiro e desviar para fazer o seu. O meia continuou dando show, com direito até a um belo lance de calcanhar, pelo meio das pernas do marcador.

Mais ágil e agressivo, o Santos continuou dominando completamente o jogo. No entanto, não conseguiu ampliar o placar e até se deu ao luxo de relaxar a marcação no final do jogo, permitindo o gol de honra do Botafogo, aos 45, com Anselmo desviando de cabeça após uma cobrança de falta.

Embalado pela vitória, o Santos voltará a campo nesta quarta-feira em busca de sua primeira vitória na Copa Libertadores. Enfrentará o Colo Colo, no Chile. No final de semana, o time de Ganso visitará o Bragantino, no sábado, às 18h30, no Nabi Abi Chedid. No mesmo dia, o Botafogo recebe o Paulista, no Santa Cruz.

Ficha Técnica:

Santos 2 x 1 Botafogo

Santos – Rafael, Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo (Rodrigo Possebon), Elano e Diogo (Paulo Henrique Ganso); Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte (interino).

Botafogo – Júlio César; Demerson, Augusto e Gabriel; Dida (Fernando Miguel), Chicão, Túlio Souza, Assis (João Henrique) e João Victor; Anselmo e Assisinho (Marcinho). Técnico: Argel Fucks.

Gols – Elano, a 1, Ganso, aos 9, e Anselmo, aos 44 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Danilo (Santos); Demerson, Chicão, Assis, Augusto (Botafogo-SP).

Cartão vermelho – Fernando Miguel (Botafogo)

Árbitro – Rodrigo Braghett.

Renda – R$ 310.160,30.

Público – 12.134 pagantes.

Local – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Voltar ao topo