Coisa feia

Paranaenses passam vergonha no Brasileirão

Metade do campeonato já se foi e Atlético e Paraná Clube, embora a tabela esteja equilibrada, vão precisar mostrar um algo a mais daqui pra frente. Foto: Albari Rosa

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro termina neste final de semana e o futebol paranaense nunca esteve em uma situação tão ruim na tabela. Mesmo que Atlético e Paraná Clube vençam Flamengo e Internacional, respectivamente, no domingo, os dois terminarão a primeira metade da competição na zona de rebaixamento.

Pior do que isso, há duas rodadas os dois representantes do Estado ocupam as duas últimas posições na tabela. A última vez que isso havia acontecido foi em 2009, quando o Coritiba era o 19º e o Furacão era o 20º. A grande diferença era a situação do campeonato.

Na época, Coxa e Rubro-Negro somavam apenas um ponto, mas com cinco rodadas realizadas. Ou seja, tinham todo o campeonato pela frente para se recuperarem, o que acabou acontecendo com o time atleticano, que se livrou do rebaixamento, enquanto o Alviverde acabou caindo após empatar em 1×1 com o Fluminense na última rodada.

Paraná Clube vem de dois tropeços em casa contra Ceará e Botafogo, times que são concorrentes diretos. Foto: Marcelo Andrade
Paraná Clube vem de dois tropeços em casa contra Ceará e Botafogo, times que são concorrentes diretos. Foto: Marcelo Andrade

Agora, o tempo joga contra Atlético e Tricolor. O Furacão vem mostrando poder de reação e nos últimos cinco jogos somou seis pontos, enquanto o time paranista conseguiu apenas quatro. Em termos de pontuação, um aproveitamento semelhante, mas a postura dos times em campo é que coloca os rivais em situações opostas.

Desde que Tiago Nunes assumiu o comando técnico, o Furacão vem conquistando bons resultados e mostrando evolução. Mesmo assim, acabou freando um pouco a reação com dois empates por 0x0, contra Corinthians e Ceará, embora os dois confrontos tenham sido fora de casa.

Enquanto isso, o Paraná Clube caiu de rendimento após a parada da Copa do Mundo e recentemente desperdiçou pontos em casa contra candidatos direto ao rebaixamento, casos da derrota por 1×0 para o Ceará e no empate em 1×1 com o Botafogo. Queda de rendimento que levou à demissão do técnico Rogério Micale.

Confira a classificação completa do Brasileirão

Atlético perdeu apenas um jogo após a Copa e tem uma partida a menos, mas segue em situação preocupante. Foto: Albari Rosa
Atlético perdeu apenas um jogo após a Copa e tem uma partida a menos, mas segue em situação preocupante. Foto: Albari Rosa

O que anima a dupla paranaense é que outros candidatos ao rebaixamento também não vivem bom momento. Na rodada passada, do 11º ao 20º, apenas Bahia e Chapecoense venceram seus jogos. Na 17ª, nenhum deles venceu, enquanto na 16ª apenas América-MG, Ceará e Atlético ganharam.

Tanto que a diferença do Fluminense, o nono colocado, para o Tricolor, lanterna, são de apenas oito pontos. O que mostra que é possível se recuperar e conseguir sair da incômoda posição. Mas a situação atual é bem preocupante.

Afinal, com metade do torneio já passado, ter os dois representantes do Estado na elite nas duas últimas posições reflete bem o que é o futebol paranaense atualmente, que a cada ano parece fazer questão de passar mais vergonha.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!