Estratégia será fundamental na Corrida do Milhão

Engana-se quem pensa que o segredo para ganhar a Corrida do Milhão é apenas acelerar. Na disputa pelo prêmio mais cobiçado da temporada da Stock Car, a estratégia de prova é tão importante quanto pisar fundo.

A corrida marcada para este domingo em Interlagos é mais longa do ano: serão 70 minutos, fazendo com que as equipes tenham de estudar uma série de possibilidades para poder definir as paradas de boxes.

O consumo de combustível é a principal peça deste quebra-cabeça que uma equipe leva em consideração na hora de traçar sua estratégia. Os carros começam a prova com o tanque cheio – a capacidade é de cerca de 75 litros.

Cada volta na pista de Interlagos consome cerca de 3,5 litros de etanol. Em uma conta rápida, os motores V8 devem consumir entre 120 a 150 litros nos 70 minutos (cerca de 40 voltas) na Corrida do Milhão. As equipes têm a disposição dois galões de 30 litros no reabastecimento -um terceiro pode ser liberado nesta prova em especial.

Restando apenas duas provas para o final da fase classificatória para a Super Final, a estratégia de cada time também leva em consideração a posição dos pilotos na tabela.

Segundo colocado na corrida do Rio de Janeiro, Popó Bueno ocupa a sexta posição com 59 pontos e já está praticamente garantido no grupo dos 10 competidores que disputam o título nas quatro últimas corridas do calendário.

Para a Corrida do Milhão, os pilotos contarão com um treino extra de uma hora na quinta-feira. Divididos em dois grupos, os carros entrarão na pista a partir das 13h30.

Na sexta, serão mais dois treinos livres. O primeiro das 11h40 às 13h10 e o segundo das 15h50 às 17h20. No sábado, além da tomada classificatória marcada 11h20, acontece um último treino livre às 08h05. A prova que vale um milhão de reais está marcada para as 11h, com transmissão ao vivo e na íntegra pela TV Globo.