Empate coloca Milan na final

O Milan é o primeiro finalista da Liga dos Campeões. Com o empate diante da rival Internazionale, ontem, em Milão, a equipe rubro-negra garantiu um lugar no jogo do dia 28 de maio, no Old Trafford, em Manchester, contra Juventus ou Real Madrid.

Como o jogo de ida entre os rivais milaneses, na última quarta-feira, terminou empatado por 0 x 0, o Milan ficou com a vaga porque marcou um gol fora de casa, já que a partida de ontem teve mando da Inter.

Assim como aconteceu no jogo anterior, o Milan dominou o primeiro tempo e pressionou o rival, que baseou seu jogo nos contra-ataques. Logo no início, Shevchenko caiu pela direita e bateu cruzado, mas Córdoba desviou e salvou a pele do goleiro Toldo.

A insistência rubro-negra, porém, só surtiu efeitos nos descontos, após um lançamento de Seedorf para Shevchenko. O atacante ucraniano recebeu na área, livrou-se de Córdoba com um corte e perdeu o equilíbrio, mas ainda conseguiu chutar e abrir o placar.

Apesar da desvantagem, a Inter não conseguiu se desvencilhar do adversário no início do segundo tempo, e só encontrou seu espaço a partir dos 15 min. A melhor chance da equipe veio numa jogada de Cristiano Zanetti que Abbiati cortou antes de a bola chegar a Crespo.

O bombardeio se intensificou nos minutos seguintes e o gol de empate saiu. Martins Obafemi roubou de Maldini dentro da área e ficou livre à frente de Abiatti, que não teve como evitar o empate.

Na seqüência, outras duas ótimas oportunidades. Kallon aproveitou um erro de Kaladze e invadiu a área sem marcação, mas o goleiro milanista mandou para escanteio. Na cobrança, Córdoba subiu no meio da zaga e foi bloqueado quando preparava a conclusão.

Inter 1×1 Milan

Inter: Toldo, Córdoba, Materazzi e Cannavaro; Javier Zanetti, Di Biagio (Dalmat), Cristiano Zanetti, Emre e Sérgio Conceição; Recoba (Martins Obafemi) e Crespo (Kallon). Técnico: Hector Cúper

Milan: Abbiati, Costacurta, Nesta, Maldini e Kaladze; Pirlo (Brocchi), Gattuso, Seedorf e Rui Costa (Ambrosini); Shevchenko e Inzaghi (Serginho). Técnico: Carlo Ancelotti.

Gols: Shevchenko, aos 46 do primeiro tempo e Martins Obafemi, aos 39 do segundo.

Juventus x Real Madrid: vale vaga na final da Liga dos campeões

Hoje, Juventus e Real Madrid definem, no Estádio Delle Alpi de Turim, quem vai enfrentar o Milan na final da Liga dos Campeões da Europa. A partida começa às 15h45 (horário de Brasília) e terá casa cheia, já que os ingressos para o confronto estão esgotados desde a semana passada.

Para garantir a passagem à decisão, o Real joga por um empate, pois venceu o jogo no Santiago Bernabeu por 2×1. Esse gol fora de casa marcado pela Juve pode valer a vaga aos italianos, caso eles consigam superar os espanhóis por 1×0.

Caso a Juventus vença por 2 x 1, a decisão será na prorrogação e, eventualmente, pênaltis. O time da capital espanhola só se classifica com derrota caso não perca por mais de um gol de diferença e consiga marcar pelo menos dois no Delle Alpi.

Fazer gols, no entanto, é a esperança do Real para conseguir a vaga, já que para esta partida o técnico Vicente Del Bosque deverá contar com o retorno do quarteto Figo-Zidane-Ronaldo-Raúl, que não atuou contra o Recreativo Huelva, pelo campeonato espanhol, por causa de problemas físicos. A única dúvida que ainda permanece é sobre as condições de Ronaldo, que, contudo, afirmou estar muito bem e pronto para jogar.

Dessa forma, o único desfalque certo dos espanhóis será Makelele, que está machucado. A ausência pode fazer com que o treinador do Real escale Pavon na zaga, ao lado de Hierro. A outra possibilidade seria a mudança de esquema tático e a escalação de uma defesa com três jogadores: Pavon, Hierro e Helguera.

No lado da Juve, a ausência da zaga titular, formada por Ferrara e Iuliano, é o grande problema. Sem os dois, a defesa italiana deve ser composta por Thuram, Tudor, Montero e Birindelli. A esperança de gols, indispensáveis para que o time se classifique, recai sobre a dupla Del Piero e Trezeguet, mas também sobre o meio-campista Nedved, destaque da equipe na conquista do título italiano.

Aliás, é exatamente o scudetto, conquistado pela Juventus no último sábado, que faz com que os adversários desta quarta entrem em campo com pressões diferentes: enquanto os torcedores do time italiano estão em festa, os espanhóis estão preocupados com a perda da liderança no campeonato espanhol para La Coruña e Real Sociedad. Ou seja: uma eventual eliminação pode fazer o clima pesar muito em Madri, o que não deve acontecer em Turim, onde o técnico Marcelo Lippi já tratou de jogar todo o favoritismo sobre o milionário elenco do adversário.

Muita da expectativa do jogo está voltada também para a reação da torcida da Juventus em relação ao seu ex-ídolo Zinedine Zidane, que atuou no time de Turim por cinco anos. “Acho que os torcedores me receberão bem, não há motivos para o contrário. Foram cinco anos muito bons, nos quais dei tudo pela Juve. Agora eles têm que entender que estou em outra equipe”, disse o francês.

Juventus x Real Madrid

Juventus: Buffon; Thuram, Tudor, Montero e Birindelli; Zambrotta, Tacchinardi, Davids e Nedved; Del Piero e Trezeguet. Técnico: Marcelo Lippi

Real Madrid: Casillas; Salgado, Hierro, Pavon e Roberto Carlos; Helguera, Guti, Zidane e Figo; Ronaldo e Raúl. Técnico: Vicente Del Bosque

Estádio: Delle Alpi, Turim. Horário: 15h45 (de Brasília).

Voltar ao topo