Garotada com moral

Dupla Atletiba está entre os dez clubes que mais cederam atletas pra base da seleção

Dodô e Cascardo, laterais de Coritiba e Atlético que foram chamados para a seleção de base neste ano. Fotos: Albari Rosa e Divulgação/Atlétco

Destaques da dupla Atletiba no Campeonato Brasileiro, a garotada também vem sendo aproveitada nas categorias de base da seleção brasileira. No total, o Coritiva cedeu 13 jogadores e o Furacão 12 nas 20 convocações da CBF em 2016 em todas as categorias inferiores. Com isso, Coxa é o oitavo clube que mais cedeu atletas à seleção, seguido pelo Rubro-Negro, o novo.

A dupla Atletiba aparece à frente, por exemplo, de equipes como o Vasco (10), Atlético-MG (10), Internacional (10) e Corinthians (10). Quem lidera a lista é o São Paulo, que cedeu 21 atletas, seguido por Cruzeiro (18), Palmeiras (18), Santos (16), Grêmio (15), Flamengo (14) e Fluminense (14).

Os números também trazem destaque para o estado do Paraná, que termina o ano como o quarto maior fornecedor de jogadores para as seleções de base, empatado com o Rio Grande do Sul, ambos com 25 convocados. O estado de São Paulo lidera a lista, com 82 selecionáveis, seguido por Rio de Janeiro (42) e Minas Gerais (33).

O futebol local, inclusive, vem chamando a atenção da CBF. O treinador da seleção brasileira sub-20, Rogério Micale, esteve na última terça-feira (22) no CT da Graciosa para conhecer a estrutura do Coritiba e acompanhar as atividades dos times sub-20 e sub-17 do Coxa. Micale foi acompanhado pelo coordenador das seleções de base da CBF, Erasmo Damiani.

Recentemente, o lateral-direito Dodô e o atacante Evandro participaram de dois amistosos da seleção brasileira sub-20 contra o México. Além deles, o atacante Giovanny e o lateral-direito Gustavo Cascardo, ambos do Atlético, também foram convocados para os duelos contra os mexicanos. Nos próximos dias Micale fará a convocação da seleção para o Sul-Americano sub-20, que acontece em janeiro.

Paraná Clube

De acordo com a lista publicada pela própria CBF, o Tricolor não cedeu um jogador sequer para as seleções brasileiras de base em 2016. O Paraná fica assim atrás de Rio Branco (SP), Ituano, Osasco Audax, Luverdense e Red Bull, clubes de menor expressão, mas que revelaram atletas para as seleções de base neste ano.