Da pista para as ruas

A Stock Car fez seu primeiro ?barulho? em Curitiba neste 2007. Os organizadores da competição promoveram ontem uma festa no centro da capital paranaense com o lançamento oficial da prova, marcada para as 11h de domingo, no Autódromo Raul Boesel.

Hoje, a barulheira é na pista com os primeiros treinos livres – e a expectativa de sempre, muito equilíbrio nos tempos.

Os carros de Antônio Jorge Neto, Luciano Burti e Ricardo Maurício (que venceu a etapa de abertura, em São Paulo) saíram do Centro Cívico e seguiram até a Rua das Flores, agitando a Boca Maldita. Centenas de pessoas pararam o que estavam fazendo para conhecer os pilotos e ficar mais perto dos carros.

Jorge Neto, Maurício e, principalmente, Burti (pelo status de comentarista da Rede Globo) viraram estrelas na manhã curitibana. ?Estamos quase sempre de capacete e a maioria das pessoas não nos conhece. Oportunidades assim são boas para estreitar o relacionamento com os torcedores?, comentou Ricardo Maurício, empolgado com a festa no calçadão.

Mas os eventos promocionais começam a ficar de lado a partir das 10h50, quando inicia a primeira sessão de treinos livres no Autódromo Internacional de Curitiba. Os cinqüenta pilotos terão 90 minutos para ajustar os carros. Às 13h30 começa a segunda sessão, com o mesmo tempo de duração.

Todos sabem que da definição do grid (sessões marcadas para as 10h50 e 13h de amanhã) começa o caminho para uma boa posição – com 38 carros na pista é cada vez mais complicado fazer corridas de recuperação na Stock Car V8. ?O importante é pontuar em todas as corridas, como fiz no ano passado, para entrar no playoff novamente?, resumiu o paranaense Alceu Feldmann.

Pneus

A dificuldade no acerto dos pneus para a corrida de domingo preocupa os pilotos. Os treinos livres de hoje serão usados para que os carros encontrem o equilíbrio com os compostos nacionais. ?Se ainda estivéssemos usando os pneus italianos, como no ano passado, afirmaria que chegaríamos para lutar pela vitória. Mas com a mudança, não dá para saber qual vai ser o comportamento do carro?, disse Luciano Burti.

BMW coloca domínio em xeque no WTCC

Depois de um longo período de parada, domingo acontece a segunda etapa do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC). As duas corridas marcadas para domingo, no autódromo de Zandvoort, na Holanda, podem dar o tom do restante da temporada se a BMW dominar, como aconteceu em Curitiba, na primeira etapa, a tendência é que os alemães ?passeiem? este ano.

No Autódromo Internacional de Curitiba o controle dos carros brancos da BMW foi absoluto. Seus três principais pilotos, o alemão Jörg Müller, o inglês Andy Priaulx (atual bicampeão do WTCC) e o curitibano Augusto Farfus Júnior, único brasileiro na categoria, estão empatados na liderança do campeonato com 16 pontos. Dominaram os treinos e tomaram de assalto o pódio das duas corridas.

Os testes europeus, realizados em Monza, continuaram refletindo a superioridade alemã. Entre os dez primeiros, seis pilotos com BMW – e entre os quatro primeiros, apenas o ?intruso? James Thompson (Alfa Romeo) atrapalhava a trinca.

Thompson é a grande esperança de maior agitação entre as montadoras. Revelação da temporada passada, assumiu o posto que Farfus deixou na Alfa ao seguir para a BMW e teve problemas em Curitiba. Os resultados em Monza indicam que ele pode ser o grande adversário dos três líderes do campeonato.

Treino

O treino que define o grid de largada da primeira corrida em Zandvoort acontece amanhã, às 12h (de Brasília).

Voltar ao topo