Recuperação imediata

Se não vencer o Paraná, Coritiba terá o pior início no Paranaense em 30 anos

Carpegiani sabe da importância de vencer o clássico contra o Paraná e vê evolução no time. Foto: Divulgação/Coritiba

O Campeonato Paranaense mal começou, mas se for derrotado pelo Paraná neste domingo (5), no Couto Pereira, o Coritiba vai amargar o pior início de disputa dos últimos 30 anos. Até aqui, o Coxa somou apenas um ponto em duas partidas, igualando a campanha de outros quatro anos. Em 2014, quando também somou apenas um ponto nas duas primeiras rodadas, mas conseguiu reverter a sequência justamente contra o Tricolor, na terceira rodada.

Sete anos antes, o começo também foi com apenas um pontinho somado, mas ao vencer o Jotinha quebrou a má sequência. No ano anterior, 2006, a arrancada foi devagar e a primeira vitória também veio na terceira rodada, desta vez contra o Paranavaí. E no distante 1996, também teve um empate e uma derrota nas rodadas iniciais, mas venceu a terceira diante do União Bandeirante.

O técnico Paulo César Carpegiani sabe que começar em ritmo lento não é o ideal, mas pediu paciência à torcida, já que a equipe está em processo de montagem, com alguns jogadores se recuperando de contusões e outros buscando a melhor forma física.

“A equipe está evoluindo e já mostrou melhora do primeiro jogo para o segundo”, disse o treinador, que também aguarda a contratação de uma peça importante para o setor ofensivo: um meia de criação, que ficaria responsável pela armação das jogadas, um fundamento que vem deixando a desejar no Coritiba desde a temporada passada.

Para complicar a vida do Coxa, mesmo que jogue em casa, o time pega um Paraná empolgado pelo bom início de temporada, com um time que vem, ao contrário do Alviverde, mostrando um bom entrosamento e, especialmente, boas jogadas individuais. Com a possibilidade de escalar o atacante Rildo no clássico, pelo menos o problema da movimentação e abertura das jogadas ofensivas pelas pontas pode ser resolvido. Resta saber se o time vai render o suficiente para reverter este questionável começo de temporada.

Alento

A partida deste domingo (5) será a primeira do ano no Couto Pereira e, ao menos no ano passado, o time teve um ótimo retrospecto jogando em seu reduto no Paranaense. Na primeira fase, o Coxa estreou em casa justamente contra o Cascavel e venceu por 4×0. No segundo jogo em casa, empatou com o Londrina em 1×1. Depois, cravou 4×0 no Operário, empatou em 3×3 com o Rio Branco, venceu o Paraná Clube por 3×0 e bateu o Maringá por 3×1, mantendo a invencibilidade no Couto Pereira, com quatro vitórias e dois empates na fase inicial. Nas quartas, meteu quatro no Toledo e eliminou o PSTC ganhando por 2×0 na última partida da semifinal, que garantiu a vaga na final do Estadual. Porém, na decisão, acabou perdendo por 2×0 para o Atlético.