Mudanças

Reforços do Coritiba podem largar em 2017 como titulares

Walisson Maia seguirá como titular do time em 2017. Porém, dependendo do setor onde jogar, pode abrir vaga pra um novato. Foto: Antonio More

Pelo menos três dos cinco novos reforços do Coritiba contratados para esta temporada devem ganhar, logo de cara, uma oportunidade no time titular na disputa do Campeonato Paranaense. Com as peças que tem a sua disposição até agora, o técnico Paulo César Carpegiani, que participou diretamente das contratações dos novos jogadores, deve dar oportunidade ao zagueiro Werley, ao volante Matheus Galdezani e para o atacante Rildo.

Desde que chegou ao Coxa, na metade do ano passado, o treinador sempre priorizou em manter o time forte defensivamente. O comandante alviverde, para isso, nunca se incomodou em improvisar zagueiros nas laterais para reforçar a marcação e a tendência é de que essa prática seja mantida nesta temporada.

Por isso, a formatação da defesa não deve mudar muito. Para as duas laterais, Carpegiani tem à sua disposição Dodô para a direita e Carlinhos para a esquerda. Porém, o treinador pode também improvisar os zagueiros Walisson Maia na direita e Juninho na esquerda, conforme aconteceu em diversos jogos do Brasileirão do ano passado.

Os dois zagueiros, inclusive, sobretudo depois das saídas de Luccas Claro e Nery Bareiro, são os mais cotados para formarem a dupla de zaga. Mas se um dos dois forem improvisados nas laterais, Werley automaticamente ganhará uma chance entre os titulares.

No meio-campo, a dupla preferida e mais utilizado pelo técnico foi formada por João Paulo e Alan Santos. O segundo, porém, segue se recuperando de uma fratura no pé e deve ficar à disposição somente na metade de fevereiro. Com isso, Matheus Galdezani, que veio do CRB, é o jogador que mais se assemelha às características de Alan Santos, sobretudo pela sua saída de bola qualificada e, com isso, pode ganhar uma chance logo no início da temporada.

Sem muitas opções para o setor de criação, uma vez que apenas perdeu jogadores e não contratou ainda nenhum meia, Carpegiani deve optar pela utilização de apenas um jogador de armação. Com isso, Yan Sasse seria a principal alternativa. Se optar por um time mais defensivo, Matheus Galdezani pode jogar mais adiantado e, assim, mais um volante poderia entrar na equipe. As opções, diante disso, seriam o recém-contratadp Jonas, ou Edinho, remanescente de 2016.

Paulo César Carpegiani, que já avisou que vai querer um time com forte marcação e rápido no ataque, deve manter o esquema com três jogadores de frente. Com a saída de Kazim, que vai defender o Corinthians, o atacante Kléber deve ser utilizado mais fixo na área como referência. Pelos lados do campo, as principais opções do treinador são os atacantes Iago e agora Rildo, que foi contratado depois de defender o Corinthians nas duas últimas temporadas.

Também com essas características, o comandante alviverde conta ainda com Neto Berola e Evandro, mas os dois estão machucados e devem ficar à disposição somente no decorrer do Campeonato Paranaense. Ainda para a posição, o Coritiba está trazendo o colombiano Ylmar Filigrana, que atua mais na referência e pode ser também uma opção interessante para fortalecer o sistema ofensivo.