Reencontro

Pela primeira vez, Marquinhos Santos irá enfrentar o Coritiba

Marquinhos Santos teve duas passagens pelo Coritiba, entre 2012 e 2013 e 2014 e 2015. Foto: Albari Rosa

O duelo entre Coritiba e Figueirense nesta quarta-feira (12), às 19h30, no Couto Pereira, além de ser uma luta direta contra o rebaixamento à Série B, marcará também o reencontro do clube com o técnico Marquinhos Santos. O treinador, que fazia um bom trabalho no Fortaleza, na disputa da Série C do Brasileirão, decidiu aceitar o desafio de livrar o Figueira da queda, mas ainda não conseguiu engatar uma sequência de bons resultados.

Este será a primeira vez que o técnico enfrentará o Coxa. Em 2014, quando era técnico do Bahia, Marquinhos Santos durou apenas 12 rodadas no Campeonato Brasileiro e não chegou a enfrentar o Verdão na competição nacional daquele ano. Também em 2014, o tricolor baiano não resistiu à sequência de resultados ruins e foi rebaixado à Segunda Divisão ao final da temporada.

Marquinhos Santos reencontrará, na verdade, o primeiro clube que dirigiu profissionalmente na carreira. Em 2012, o treinador, que já trabalhava na base do Coritiba, foi chamado ao time principal na reta final do Brasileirão daquele ano e ajudou a equipe a fugir do risco de rebaixamento. Em 2010, no entanto, já ahavia comandado o Coxa na última rodada do Campeonato Paranaense, na vitória por 2×0 sobre o Cascavel, quando o time já era campeão e Ney Franco foi liberado para resolver assuntos pessoais.

No ano seguinte, foi campeão paranaense pelo Coritiba, mas foi demitido no segundo semestre depois da eliminação da Copa Sul-Americana para o Itagui. Na sua primeira passagem pelo Verdão, o treinador teve 57% de aproveitamento com 33 vitórias, 19 empates e 17 derrotas.

Mas a história de Marquinhos Santos com o Alviverde não acabou em 2013. O treinador foi contratado pelo clube no ano seguinte para substituir Celso Roth, novamente com a missão de livrar o clube do risco de rebaixamento. O técnico conseguiu evitar a queda do Verdão à Série B, mas, em 2015, depois de perder o título do paranaense, não resistiu a uma sequência de resultados ruins no Brasileirão e foi demitido pela diretoria.

O reencontro entre o Coritiba e o treinador acontecerá em um momento decisivo para os dois times dentro da competição nacional. O Verdão, que tem três pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, se vencer, poderá dar um grande passo para garantir sua permanência. Já o Figueirense, depois de ser derrotado dentro de casa pelo Botafogo, vê cada vez mais de perto o risco de jogar a Série B em 2017.