Opções

Defesa vira o ponto forte do Coritiba neste início de temporada

Werley larga na frente na briga pela titularidade na defesa. Foto: Daniel Castellano

Se o setor ofensivo foi o que o técnico do Coritiba, Paulo César Carpegiani, mais recebeu reforços neste início de temporada, a defesa, ao que tudo indica, já está formada para a largada no Campeonato Paranaense, domingo, contra o Cianorte, às 17h, no interior do Estado. Apesar de ter terminado o ano passado como titular e em alta, o zagueiro Walisson Maia perdeu sua vaga para o recém-contratado Werley, que veio do rebaixado Figueirense na última edição do Brasileirão e que deverá jogar ao lado de Juninho.

Aos 28 anos, Werley coleciona boas passagens por Atlético-MG e Grêmio, mas vem de uma temporada de altos e baixos com a camisa do Figueirense. O jogador considera essa disputa pela titularidade na equipe alviverde normal e acredita que quem ganha com isso é o clube.

“A briga é normal, como acontece em todo lugar. Cada um busca o seu espaço. Eles estão há mais tempo e estou chegando agora para trabalhar e mostrar que tenho condições de estar no time. O importante é que todos ganham, o Coritiba ganha. Isso é normal no futebol e, sem vaidade nenhuma, quem estiver em campo, vai fazer o seu melhor sempre”, apontou ele.

Nos jogos-treinos realizados em Foz do Iguaçu e também na movimentação contra o Trieste, quarta-feira, no CT da Graciosa, a dupla de zaga titular escolhida pelo treinador foi formada por Werley e Juninho. A linha defensiva foi completada pelo meia Thiago Lopes, improvisado na lateral-direita, e pelo lateral-esquerdo Carlinhos. No time que atuou no segundo tempo, Walisson Maia jogou ao lado de Márcio, que foi contratado junto ao Atibaia, time que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista.

Walisson Maia que, no ano passado, por pouco não deixou o Coritiba para ir justamente para o Figueirense, apesar de iniciar o ano fora do time titular, projeta uma temporada regular dentro do Coxa. O defensor salientou a boa participação que teve mais uma vez na reta final do Brasileirão do ano passado e quer, em 2017, ver o Verdão lutando por títulos.

“Terminei o ano passado jogando. É uma meta, sempre terminar o ano jogando, terminar o ano bem para começar o novo ano bem, com o pé direito, com vitória. Planejo fazer um ótimo ano, ganhando títulos. Fico feliz por ter terminando dois seguidos assim, em alta e pretendo começar a temporada bem e terminar ela toda, sem quedas no decorrer do ano”, cravou.

O zagueiro Juninho segue intocável no setor, sobretudo com a possibilidade de atuar também na lateral. O jogador, porém, ainda desperta o interesse do Palmeiras, mas as negociações não evoluíram, já que a multa para tirar o defensor do Coxa não é baixa, sobretudo pela duração do seu contrato, que vai até 2020.

Independentemente das peças, Paulo César Carpegiani, sempre preocupado em montar um sistema defensivo seguro, não deverá fazer mudanças radicais com relação aos times que escalou nos jogos-treinos. O Verdão, se ainda tem desfalques no ataque para o início da temporada, deverá estar bem ajustado defensivamente para largar com o pé direito no Paranaense.