Arrancada

Coritiba vive o tenso momento do “agora ou nunca”

O Coritiba treina muito, mas tenta fazer tantos treinos surtirem efeito nas partidas. Foto: Marcelo Andrade

Já passou da hora do Coritiba conseguir uma arrancada no Campeonato Brasileiro. Depois de um início muito bom na competição nacional, quando chegou a figurar no G6 da competição nacional, o Verdão conseguiu vencer apenas três vezes nas últimas 20 partidas e, não a toa, despencou na classificação e é atualmente o penúltimo colocado do Brasileirão. Diante de Bahia e Corinthians, nos dois compromissos que tem seguidos fora de casa, o Verdão vai tentar voltar com pontos na bagagem para, quem sabe, mudar seus rumos no torneio.

O time coxa-branca, além da crise técnica que atravessa em campo, joga agora com o peso de figurar dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Coritiba, então, a partir de agora, precisará se reinventar na disputa da competição nacional para voltar a vencer e se afastar da área de risco do torneio.

O primeiro dos dois duelos que tem fora de casa será neste sábado (30), às 16h, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O time baiano também luta contra o rebaixamento e, um resultado positivo neste confronto de seis pontos pode também dar mais confiança para a sequência do Verdão no Campeonato Brasileiro. Para voltar para casa com os três pontos na bagagem, o meia Tiago Real acredita que o time coxa-branca vai precisar se entregar muito em campo.

“Algo que não pode faltar é entrega. É um jogo que vale muito. É um concorrente direto e a entrega vai ser muito mais importante pela fase da competição que estamos do que uma qualidade. Tem que ter uma entrega um pouco maior. É um momento delicado e não pode deixar afunilar mais do que já está. Cada vez vai se tornando mais difícil e a gente vai trazendo mais carga ruim para nós. Então, a gente tem que vencer logo. Tem que ter muita entrega para que a gente possa chegar lá e trazer os três pontos para Curitiba”, afirmou o armador alviverde.

O Coritiba, nas últimas temporadas, quando novamente lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, sempre conseguiu arrancadas importantes para escapar da degola. No entanto, o Verdão, dos últimos seis anos, escapou na última rodada somente nos anos de 2013 e 2015. O Coxa, em 2017, quer escapar do risco de queda à segunda divisão o mais rápido possível e nisso que o meia Tiago Real confia.

“Temos que tomar cuidado com isso, em ficar se apegando ao passado. Porque são 13 rodadas, passa muito rápido. Há pouco tempo estava aqui conversando e estávamos na sétima ou oitava rodada. Agora faltam 13. Passa muito rápido e temos que estar muito atentos para conquistar os resultados quanto antes. Não deixar para as últimas rodadas. Temos que nos apegar que vamos nos salvar sim e vamos continuar trabalhando e lutando para, no mínimo, manter o Coritiba na Série A. Caso isso aconteça antes do tempo, a gente possa brigar por coisas maiores”, emendou.

O Coritiba ainda não venceu no segundo turno. A queda na classificação foi inevitável e o Verdão tem, segundo o site Infobola, 54% de chances de cair para à segunda divisão. O percentual aumenta a cada rodada que o time coxa-branca não consegue vencer na competição nacional. Para voltar a trilhar o caminho das vitórias, o volante Alan Santos prefere não pensar nos resultados ruins e buscar retomar o bom início de Brasileirão do Coxa.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

“Contra fatos não há argumentos. O fato é que não estamos tendo os resultados que queremos. A torcida tem total direito de nos cobrar. Não tem o que argumentar aqui. Estamos correndo, lutando, mas os resultados não vêm. Só resta trabalhar para que possa sair da zona de rebaixamento o mais rápido possível. É reconstruir e refazer algo que já fizemos neste Brasileiro. Tivemos um bom início e temos que refazer o que já fez. Temos que pensar positivo, esquecer as coisas que ficaram para trás e não continuar lamentando”, arrematou o camisa 5 alviverde.