Fantasma

Coritiba tem assombrações com departamento médico

O lateral-esquerdo Abner é mais um na lista dos lesionados. Foto: Jonathan Campos.

Apesar de estar tendo um tempo importante para preparar o Coritiba para os duelos iniciais da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Eduardo Baptista tem sofrido bastante com jogadores lesionados e que estão no departamento médico. Essas contusões voltam a ser um fantasma para o time e impede que o treinador, neste um mês que está à frente da Verdão, consiga dar mais conjunto e identidade à equipe.

Ao todo, o comandante coxa-branca tem atualmente cinco jogadores importantes lesionados ou sob os cuidados do departamento médico. Destes, pelo menos quatro têm grande potencial para jogar entre os titulares. Estão machucados o zagueiro Romércio, os laterais-esquerdos Abner e William Matheus, o lateral-direito Carlos César e o volante Vinicius Kiss.

Diante desse quadro, Baptista, para manter o Coritiba com um bom nível de competitividade na Série B, está tendo que ser criativo. Na lateral-esquerda, por exemplo, o treinador está improvisando o meia Chiquinho na posição. Antes, já havia colocado Vinicius Kiss na lateral-direita até a chegada de Leandro Silva.

Dos cinco jogadores que estão machucados, somente William Matheus está fora por trauma. No dia 22 de fevereiro, no duelo contra o Uberlândia, em Minas Gerais, pela Copa do Brasil, o jogador sofreu uma entrada mais forte do adversário, teve uma lesão grave no tornozelo e já está em fase de transição, podendo ficar em breve à disposição do técnico.

Os outros quatro jogadores machucados apresentam problemas musculares. Romércio se recupera de uma lesão no púbis, enquanto Abner, Carlos César e Vinicius Kiss estão fora por conta de lesões na coxa. Esse alto número, inclusive, teria sido um dos motivos da demissão do então preparador físico do Coritiba, Robson Gomes, na metade do mês de março. O profissional foi desligado um dia depois de o atacante Kléber ter mais uma lesão muscular confirmada.

Confira a tabela e a classificação da Série B!

Houve, então, a troca do comandante da preparação física do Coxa. Victor Nemetz, que era auxiliar de Gomes, assumiu essa área do clube, mas os problemas continuaram. Por conta dessas contusões, Eduardo Baptista tem tido dificuldades para encontrar soluções em certas posições para colocar o time coxa-branca competitivo em campo.

Assim, se essas lesões forem curadas e o Coritiba cessar esses problemas, o treinador ganhará reforços importantes dentro do próprio elenco. Enquanto isso, com criatividade e buscando resgatar jogadores que estavam em baixa, ele tem conseguido fazer o time na parte de cima da classificação e, consequentemente, pelo acesso à primeira divisão.