Pés na semi

Coritiba entra em campo cauteloso e sai praticamente classificado de Cascavel

Anderson perdeu uma chance incrível, mas fez um belo gol e deu passe para outro em Cascavel. Foto: Divulgação/Coritiba

O Coritiba está com um pé e meio na semifinal do Campeonato Paranaense. Ontem. no Olímpico Regional, o Coxa precisou de apenas 45 minutos para praticamente selar sua classificação para a próxima fase do Estadual. Diante de um Cascavel ansioso, afobado e cometendo muitos erros de marcação, o Alviverde se soltou em campo e goleou por 5×0, sendo quatro gols só na etapa inicial.

No jogo de volta, que acontece no final de semana que vem, a equipe coxa-branca pode perder por até quatro gols de diferença que avança para a semifinal. À Serpente resta ganhar por cinco gols de vantagem para levar para os pênaltis. Para avançar direto, só uma goleada de pelo menos seis gols de diferença.

Antes do apito final, pelo menos no discurso, ninguém no Coritiba esperava tamanha facilidade. Assim que os confrontos das quartas de final foram definidos, o técnico Pachequinho ressaltou as dificuldades de se jogar no Olímpico. O volante Alan Santos disse que era preciso ter muita concentração. Parecia que o Coxa ia para o compromisso mais preocupado em se defender do que atacar.

Até na escalação isso era um reflexo. O treinador abriu mão do 4-3-3, com dois atacantes de velocidade, sacando Neto Berola, para jogar no 4-4-2, com o volante Edinho ganhando uma vaga. O meio-campo então ficou mais povoado, e até mais fechado, uma vez que os meias Anderson e Tiago Real também podiam fazer uma função mais defensiva.

Todo um respeito ao adversário, que, na prática, mudou todo o contexto do confronto. Esperando um time ofensivo e agressivo, o Alviverde encontrou pela frente de fato uma equipe que não se intimidou, mas que ao mesmo tempo se mostrava nervoso e errando muito, principalmente no setor defensivo. Com um elenco melhor, o Coritiba se aproveitou disso e passou por cima.

“Nós tornamos a partida fácil. O Cascavel só tinha perdido um jogo aqui, mas conseguimos levar uma importante vantagem para o jogo de casa”, apontou o goleiro Wilson.

Desde o começo, o Coxa dominou com total tranquilidade. Tanto que abriu o placar com nove minutos, quando Walisson Maia aproveitou saída errada de Darci do gol e cabeceou para o fundo das redes. Lance que gerou muita polêmica e pareceu ter mexido com o emocional dos jogadores do Cascavel, que reclamaram muito da jogada e depois, talvez querendo reverter a desvantagem rapidamente, e aí passaram a se afobar ainda mais.

A partir daí, o Alviverde liquidou a situação. Em 13 minutos marcou mais três gols – Anderson, em chute de fora da área, Kléber, de peixinho, e William Matheus, em chute forte cruzado -, e acabou com qualquer pretensão do adversário.

No segundo tempo, o Coritiba, com a vitória garantida, apenas administrou a vantagem, mas mesmo assim perdeu muitos gols e até um pênalti, com Neto Berola, que antes disso fez o quinto gol, garantindo o maior placar das quartas de final.