Vale o semestre

Coritiba encara o Londrina querendo deixar pra trás oscilação até aqui em 2019

Coxa corre pra apagar os tropeços até aqui e mostrar que evoluiu desde o último confronto com o Tubarão. Foto: Albari Rosa

O Coritiba inicia neste domingo (7), às 16h, diante do Londrina, no jogo único da semifinal da Taça Dirceu Krüger do Campeonato Paranaense, a primeira decisão para salvar o primeiro semestre de 2019, já que já ficou pelo caminho na Copa do Brasil. É público que o grande objetivo do clube é o acesso à primeira divisão na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, mas a diretoria nunca escondeu que a conquista do título do Estadual é sim uma obrigação. Sobretudo para entrar com moral na disputa da segunda divisão, que começa no final deste mês.

Mas algo deu errado no planejamento traçado pelo departamento de futebol ainda em dezembro do ano passado. O técnico Argel Fucks, de contrato renovado após fazer uma campanha mediana na reta final da Série B, não durou um turno sequer do Campeonato Paranaense. Acabou sendo demitido pelos resultados ruins e pelo fraco desempenho em campo.

+ Leia também: Coringa do Coxa, Patrick Brey se firma e vira destaque do time

O Coxa, então, precisou correr atrás do prejuízo. Depois de perder a final do primeiro turno dentro de casa para o Toledo, a diretoria recorreu a Umberto Louzer. A ideia era trazer o treinador para fazer do Alviverde um protagonista e capaz de propor os jogos. Jogar de acordo com sua grandeza dentro do Estadual.

O início foi promissor. Foram duas boas atuações contra Cianorte, fora de casa, e FC Cascavel, no Couto Pereira. Depois, veio a temida oscilação. A derrota para o Cascavel CR, no interior, e o empate em casa com o Rio Branco colocaram em xeque a sequência do trabalho. No entanto, a vitória com autoridade no clássico contra o Paraná Clube devolveu a esperança que o time coxa-branca pode ter uma sequência positiva e seguir em busca do título do Paranaense.

+ Mais na Tribuna: Cogitado no Athletico, chileno comemora acerto com o Coritiba

Pela frente, o Coritiba vai encontrar um adversário que também vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. O Londrina chega embalado por uma boa campanha no segundo turno do Estadual e promete impor dificuldades. Depois de um empate em 0x0 na Taça Barcímio Sicupira, no mesmo Couto Pereira, o zagueiro Alan Costa sabe que os momentos dos dois times são bem diferentes agora.

“O time vem com moral, confiante depois de um clássico pegado. Temos que ter noção que o que encontramos aqui naquele 0x0 mudou. Sabemos que são momentos diferentes. Lá a gente tinha acabado de sair da pré-temporada. Um turno passou, muita coisa melhorou aqui, assim como lá deve ter melhorado. A gente sabe que será um jogo decisivo domingo e temos que usar o fator casa para sair daqui classificados”, apontou o defensor.

+ Viu essa? Coritiba negocia terreno de Campina Grande do Sul

Mas usar o Couto como seu aliado não é algo que o Coxa vem fazendo nesta temporada. Foram seis jogos realizados dentro de casa, todos pelo Estadual, com apenas uma vitória conquistada e cinco empates somados. Melhorar esse rendimento, sobretudo na primeira decisão que vai ter pela frente, será o primeiro passo para o Verdão seguir sonhando com o título do Paranaense e salvar esse primeiro semestre de 2019.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!