Quem rendeu?

Coritiba contratou 18 jogadores no ano, mas só um terço mostrou serviço até aqui

João Vitor se firmou no Coritiba, inclusive sendo contratado em definitivo. Foto: Albari Rosa

Com o primeiro semestre praticamente finalizado, o Coritiba não tem um balanço positivo dos reforços que trouxe até agora para a temporada de 2019. Ao todo, foram contratados 18 jogadores, uma prática comum nos clubes em que o executivo de futebol, Rodrigo Pastana, trabalha. No entanto, somente seis deles conseguiram dar uma resposta positiva. Ou seja, apenas um terço agradou o torcedor do Coxa.

Na defesa, sete atletas foram contratados. O goleiro Alex Muralha, no período em que substituiu Wilson, provou que está em grande forma. Além dele, o lateral-direito Diogo Mateus, que chegou para a disputa da Série B, por ora acabou com os problemas que o clube tinha na posição, e o lateral-esquerdo Patrick Brey, polivalente e podendo atuar no ataque, também deu uma resposta positiva.

+ Leia também: Pastana vê Coxa com ‘performance razoável’ e admite busca por reforços

Por outro lado, outros nomes não engrenaram. Casos dos laterais Felipe Mattioni que fez apenas quatro jogos pelo Alviverde, Sávio e Fabiano, e do zagueiro Sabino. O último, ainda que tenha tido uma sequência no time titular, depois que voltou de lesão não conseguiu se firmar novamente.

Rodrigão foi a contratação mais certeira da temporada. Foto: Hedeson Alves
Rodrigão foi a contratação mais certeira da temporada. Foto: Hedeson Alves

O meio de campo talvez seja o setor mais carente. Cinco jogadores chegaram para a função. O volante Elyeser, por exemplo, que veio por empréstimo do Goiás, não está mais no clube, pouco jogou e saiu sem deixar saudades. Além dele, o volante Matheus Sales, titular nas últimas partidas, ainda precisa produzir mais para ajudar, de fato, o Coritiba. Somente o volante João Vitor, regular nos jogos em que atuou, conseguiu ter uma sequência positiva.

+ Mais na Tribuna: Quem poderia reforçar o Coritiba na Série B?

Talvez a grande decepção seja o meia Giovanni. Contratado para ser o maestro do Coxa, o jogador não provou suas qualidades. Irregular, o camisa 10 ainda não disse a que veio e segue sendo contestado pelo torcedor. Com menos cartaz, o meia-atacante Juan Alano também não engrenou. O jogador teve uma sequência entre os titulares no Campeonato Paranaense, mas oscilou e viveu agora, nas últimas partidas da Série B, seu momento mais lúcido com a camisa do Verdão.

Felipe Mattioni vem convivendo com lesões e pouco jogou em 2019. Foto: Albari Rosa
Felipe Mattioni vem convivendo com lesões e pouco jogou em 2019. Foto: Albari Rosa

O grande acerto do Verdão na temporada foi a contratação do atacante Rodrigão. O camisa 9 já marcou 15 gols em 17 partidas e é o principal jogador do elenco. Ele tem salvado o Coritiba de uma campanha ainda pior na Série B. Junto com ele, a diretoria também acertou na contratação de Rafinha. O ídolo do clube fez apenas três partidas até agora, pode render muito mais, mas já deu um toque de qualidade ao time.

+ Confira a classificação completa da Série B

Outros quatro atacantes chegaram, mas não emplacaram. O chileno Arancíbia, Lucas Tocantins, Wanderley e Welinton Júnior pouco fizeram pelo Coxa, o último foi o que teve mais chances, mas ficou marcado por perder gols incríveis nos duelos contra América-MG e Paraná Clube e dificilmente voltará a ter uma sequência. Ele e Arancibia, inclusive, já estão fora dos planos da comissão técnica.