Confusão pode levar Coritiba ao tribunal

A confusão de sábado, em São Paulo, envolvendo torcedores organizados antes, durante e depois da partida contra a Portuguesa pode ter desdobramentos ao Coritiba. A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) poderá oferecer denúncia contra o clube, enquadrando-o no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, CBJD, que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de um a dez mandos de campo.

Agindo com o rigor que lhe cabe, o STJD enquadrou e puniu outros clubes envolvidos em episódios semelhantes neste Brasileiro. Vasco e Corinthians foram punidos com perda de quatro mandos de campo por conta de uma briga generalizada no Mané Garrincha, em Brasília, pela 16ª rodada. Já o incidente protagonizado no Atletiba do 2.º turno, quando facções organizadas do Atlético brigaram entre si, determinou que o Atlético tenha que mandar seus últimos dois jogos como mandante longe da Capital.

Sábado à noite, antes de a bola rolar, as torcidas de Portuguesa e Coritiba promoveram confusões nos arredores do estádio. Além do tumulto entre os grupos organizados, que se estendeu no transcorrer da partida, integrantes da comissão técnica alviverde foram agredidos.

A confusão foi motivada pela histórica rivalidade local entre Coritiba e Atlético. A facção Leões da Fabulosa é aliada da Os Fanáticos, principal organizada do Atlético e arquirrival da Império Alviverde. O enfrentamento teve início horas antes do início da partida, às 19h30. Torcedores do time paulista depredaram um dos 17 ônibus que seguiram com destino à capital paulista. No intervalo do jogo, um grupo isolado de torcedores tentou invadir o espaço destinado à torcida mandante.
 
Num segundo momento, a Polícia Militar de São Paulo interveio para coibir outro iminente confronto. No entanto, os invés de identificar os vândalos, utilizou de força excessiva e generalizou a confusão sobre a torcida alviverde.

Funcionários do clube também sofreram com a rivalidade entre as organizadas. O caso foi parar na delegacia, onde após a partida o Coxa registrou boletim de ocorrência.