Futuro

Com menor risco de rebaixamento, Coxa começa a projetar temporada 2017

A renovação de Kléber por dois anos foi o primeiro passo da montagem do elenco alviverde para o ano que vem. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Ainda ameaçado com o risco de rebaixamento para a segunda divisão e precisando vencer o Santa Cruz, nesta quarta-feira (16), às 21h, no Couto Pereira, para alcançar os 45 pontos e dar mais um passo para assegurar sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Coritiba já começou a planejar a próxima temporada. O clube anunciou, na semana passada, a renovação do contrato com o atacante Kléber por duas temporadas. Porém, mais 15 jogadores estão com seus vínculos com o Verdão se encerrando ao final deste ano e, tão logo se livre matematicamente de qualquer risco de queda à Série B, a diretoria alviverde deve começar a trabalhar para estender o vínculo de alguns desses atletas.

Depois do atacante Kléber, uma das prioridades deve ser o meia Juan. O camisa 55 do Coxa, regular durante a temporada atuando tanto na lateral-esquerda, quanto no meio de campo, apesar do clube estar brigando na parte de baixo da classificação do Brasileirão, elogiou o grupo e afirmou que seria a importante a manutenção da base do grupo coxa-branca para a próxima temporada.

“De forma geral o time fez um bom ano, jogou um bom futebol. O Coritiba, neste ano, foi um time que entrou em campo para jogar e vencer o jogo, não apenas para se defender, para jogar na retranca e viver de contra-ataques. Isso é uma demonstração que o elenco melhorou, teve uma melhora. Acho que seria importante ter a manutenção do elenco, mas quem decide é a diretoria essa questão de renovação, pois tem jogadores emprestados e tem que ver toda a situação. Isso é mais com a diretoria”, avisou Juan.

O camisa 55 ainda não acertou a sua renovação com o Coxa, mas não escondeu o desejo de permanecer no clube para a temporada de 2017. “Não tem nada muito estreito. Sempre disse aqui que adorei o clube, adorei a cidade e me sinto a vontade aqui. Se chegar alguma coisa de renovação, vai ser um prazer continuar aqui”, emendou o armador alviverde.

Além do atacante Kléber, que já renovou e do meia Juan, que deve permanecer no clube, a diretoria coxa-branca tem algumas prioridades na renovação dos contratos de jogadores que foram importantes para o clube até agora. São os casos do zagueiro Luccas Claro e Nery Bareiro, do lateral César Benítez e do meia César González. Destes, a situação mais complicada é de Luccas Claro, já que o clube e o defensor, apesar de algumas conversas, ainda não chegaram a um acordo para a extensão do vínculo do defensor revelado pelo Coxa.

Há também a situação dos três jogadores que vieram emprestados pelo Palmeiras. O volante Amaral conseguiu, agora, emplacar uma sequência de boas atuações, mas não deve permanecer. O atacante Leandro, titular do ataque coxa-branca na era Carpegiani, é o que mais tem chances de permanecer. Caso diferente do meia-atacante Vinicius, que viveu poucos bons momentos no clube e deve deixar o clube ao final deste ano.

Os goleiros Rafael Martins e Rafael Fachin também têm seus contratos se encerrando com o Coxa em dezembro deste ano, mas há a chance da permanência de ambos. Outros cinco atletas devem sair do clube sem deixar saudades. O lateral Emerson Conceição, o volante Fábio Braga, o meia Bernardo, além dos atacantes Felipe Amorim e Jorge Ortega, que pouco atuaram pelo Verdão neste ano, certamente não terão seus vínculos estendidos com o Coxa.