Artilharia

Ataque do Coritiba funciona em Toledo e garante vitória fora de casa

Henrique Almeida e Kléber funcionaram em Toledo. Participaram dos quatro gols e já somam nove gols no Estadual. Foto: Divulgação/Coritiba

O Coritiba encaminhou a sua classificação para a próxima fase do Campeonato Paranaense. Com uma jornada convincente, sobretudo no setor ofensivo, o time coxa-branca deixou para trás a atuação ruim contra o J. Malucelli e definiu ainda no primeiro tempo a vitória por 4×2 diante do Toledo, neste domingo (19), no estádio 14 de Dezembro.

Com o resultado, o Coxa chegou aos 14 pontos, afastou um pouco a crise que rondava o clube e manteve a 4ª posição na classificação do Estadual. O time alviverde, que ainda busca uma melhor condição na tabela, terá duas partidas em casa agora contra PSTC, na quinta-feira (23), e Rio Branco, no domingo (26).

O início de jogo do Coritiba, no entanto, foi trágico. Perdido e fora de sintonia, o Coxa viu o Toledo abrir o placar logo aos 30 segundos com Rafael Bastos. Sem reação, o Verdão, nos minutos seguintes, foi constantemente pressionado pelo Porco e só não tomou mais gols graças ao goleiro Wilson. Parecia que a jornada ruim se repetiria e o Alviverde tropeçaria mais uma vez.

Porém, depois do início massacrante do Toledo, o Coritiba acordou e rapidamente chegou ao empate. Logo na primeira chegada ao ataque, aos oito minutos, Henrique Almeida fez jogada pela esquerda e tocou para Kléber deixar tudo igual. A partir daí, a partida ficou completamente equilibrad e aberta, com os dois lados buscando os gols, que vieram um atrás do outro.

Melhor para o Coxa, que virou aos 26, através de pênalti de Felipe Recife em cima de Kléber. O Gladiador poderia se isolar na artilharia do Estadual, mas como perdeu as duas últimas cobranças, passou a missão para Henrique Almeida, que não desperdiçou e mandou paras redes.

O camisa 91, aliás, estava inspirado. Depois de declarar ao longo da semana que não via o Coritiba tão ruim quanto falavam, e minimou a falta de gols da equipe, mostrou que pode jogar ao lado de Kléber e também está de olho na artilharia. Aos 29, aproveitando bobeada da defesa do Toledo e lançamento de Alan Santos, Henrique Almeida driblou o goleiro e fez o quarto dele na competição, com um a menos que Kléber e Getterson, do J. Malucelli.

Com dois gols de vantagem, o Coxa seguiu com o domínio do jogo, mas acabou dando bobeira. Aos 31, Marquinhos cobrou falta com perfeição e diminuiu a vantagem. O Porco, então, voltou a crescer na partida. Mas, mais uma vez, quem marcou foi o Coxa. Em jogada bem trabalhada por Anderson e Kléber, Rodrigo Ramos chutou da entrada da área e fez o quarto.

O Coritiba seguiu com o jogo controlado na etapa final. Bem defensivamente, o time alviverde tinha os contra-ataques a sua disposição, mas acabava desperdiçando as oportunidades criadas. Quando ficou com um a mais em campo, a situação ficou ainda mais tranquila e os gols desperdiçados não fizeram falta.