Emoção!

Coritiba vence o Foz nos pênaltis e é finalista da Taça Dionísio Filho

Alessandro na luta com Leandro Silva. Foto: Divulgação/Coritiba FC

paranaense

Foi sofrido, foi na raça e o Coritiba está na decisão da Taça Dionísio Filho do Campeonato Paranaense. Na tarde deste domingo (18), no Estádio ABC, o time coxa-branca voltou a ter uma atuação irregular, mas empatou em 1×1 com o Foz do Iguaçu e garantiu a vaga na final do Estadual ao vencer a equipe da fronteira na disputa de pênaltis por 4×2. Antes de encarar a finalíssima da primeira taça, no domingo que vem, o Verdão terá pela frente o Uberlândia, também em jogo único pela segunda fase da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (22), em Minas Gerais.

Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Jogando claramente para explorar os erros do adversário e sem se arriscar muito, o Coritiba manteve a sua estratégia de posse de bola, mas sem objetividade nenhuma. Mas a estratégia, dessa vez, não deu certo. O Foz do Iguaçu, marcando o time coxa-branca sob pressão, conseguiu o primeiro gol aos 17 minutos. Depois da cobrança de escanteio, Leandro Silva escorou, a defesa alviverde falhou e Luccas Brasil, livre, cabeceou para o gol e abriu o marcador.

O Coritiba foi obrigado a sair mais para o jogo, mas não tinha a qualidade necessária para passar pela defesa do Foz. Com a marcação eficiente, o time da fronteira seguiu controlado a partida e conseguia chegar com perigo principalmente nos erros de passes da equipe alviverde.

A corrente alviverde antes da partida. Foto: Divulgação/Coritiba FC
A corrente alviverde antes da partida. Foto: Divulgação/Coritiba FC

O time coxa-branca só conseguiu melhorar em campo quando Iago e Guilherme Parede inverteram de lado já na reta final do primeiro tempo. Aos 27, Vitor Carvalho, depois do escanteio cobrado por Julio Rusch, cabeceou e a bola passou perto. Ainda no primeiro tempo, o Verdão voltou a assustar o Foz. Aos 39, Iago cruzou, Alecsandro desviou de cabeça e o goleiro Julio César defendeu.

Para melhorar o setor de criação, o técnico Sandro Forner apostou na entrada do meia Kady na vaga de Guilherme Parede. Mais ofensivo e dando mais espaços ao Foz, o time coxa-branca começou a jogar de verdade e a criar boas chances de marcar. Aos 7, Iago quase marcou. Na sequência, depois da boa trama ofensiva, Kady bateu cruzado e o goleiro Julio Cesar defendeu.

O time coxa-branca, então, conseguiu o empate aos 13 minutos. Depois da boa jogada de Alecsandro, Julio Rusch deixou Kady livre para igualar o placar. O Coritiba, então, equilibrou a partida e o duelo ficou aberto. As duas equipes passaram a ter boas alternativas de ataque. O Coxa, então, quase conseguiu a virada aos 22 minutos. Iago recebeu nas costas da defesa, ganhou de Anderson Tasca, mas parou na grande defesa de Julio César.

O Foz, então, passou a jogar mais no campo de ataque. Aos 24, Raphael Alemão recebeu livre, chutou e Wilson fez grande defesa. Na sequência, Matheus Olavo arriscou de fora da área e quase recolocou o Azulão em vantagem. O time da fronteira seguiu pressionando, sempre nas investidas de Luccas Brasil pelos lados do campo. Aos 32, Marcelo Soaresa recebeu na área, mas chutou fraco.

Confira os detalhes da Taça Dionísio Filho na nossa tabela!

O Coritiba, nos minutos finais, recuou demais e atraiu o Foz para o seu campo. Aos 36, Mathiola deixou Luiz Beltrame livre e Thalisson Kelven evitou o gol dos donos da casa. Com Evandro em campo, o Coxa passou a ter mais velocidade nos contra-ataques. Acostumado a fazer gols no fim dos jogos, o jovem avante alviverde quase marcou aos 41 minutos. Iago cruzou e o camisa 17, de cabeça, mandou para fora a última chance de vitória na partida.

Penalidades

A decisão da vaga na final foi para as cobranças de penalidades. Mesmo sendo um time mais jovem, o Coritiba levou a melhor. O time coxa-branca tinha o goleiro Wilson, que defendeu a primeira cobrança de Luccas Brasil. A quarta cobrança do time da fronteira foi batida por Marcelo Soares, que mandou longe. O Verdão marcou suas quatro cobranças com Kady, Iago, Julio Rusch e João Paulo e garantiu a vaga na final.

Ficha técnica

CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Dionísio Filho – Semifinal

Foz do Iguaçu (2) 1×1 (4) Coritiba

Foz
Julio Cesar; Paulinho, Alex Maranhão, Leandro Silva e Anderson Tasca (Luiz Beltrame); Maycon Canário, André Oliveira, Matheus Olavo e Douglas (Mathiola); Lucas Brasil e Raphael Alemão (Marcelo Soares).
Técnico: Negreiros

Coritiba
Wilson; Marcos Moser, Thalisson Kelven, Romércio e William Matheus; Vitor Carvalho, Júlio Rusch e Thiago Lopes (João Paulo); Guilherme Parede (Kady), Iago Dias e Alecsandro (Evandro).
Técnico: Sandro Forner

Local: Estádio do ABC (Foz do Iguaçu-PR)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Felipe Gustavo Schmidt
Gols: Luccas Brasil 17 do 1º e Kady 13 do 2º
Cartões amarelos: Luccas Brasil (FOZ); William Matheus (CFC)
Público pagante: 2.422
Público total: 2.617
Renda: R$ 54.610,00