Coritiba está a sete vitórias do acesso

A impressão de que nuvens pesadas não saem do espaço aéreo do Alto da Glória pode ser somente impressão. Apesar das cobranças da torcida e da desconfiança geral, o Coritiba está mais perto da volta à 1.ª Divisão do que se imagina.

Pelo menos nas projeções da comissão técnica, que apontam para 61 ou menos o número mágico para subir. Tudo porque a Série B está muito equilibrada, todos os times estão passando por altos e baixos. E na avaliação Alviverde agora seria a hora do time subir novamente na gangorra da competição.

Com 40 pontos e 12 jogos a fazer, o técnico Paulo Bonamigo acredita que sete vitórias podem levar o Coxa ao olimpo. ?Pode ser 21 pontos.

A medida que o campeonato se achata (diminuiu a proporção entre líder e lanterna) e se afunila, sete vitórias podem nos garantir. Talvez até menos?, aponta. Inicialmente, Bonamigo falava em 62 pontos, no mínimo, mas o equilíbrio dos concorrentes a uma das quatro vagas na Série A tem reduzido essa expectativa. ?Mas nós vamos atrás dos nossos objetivos. A equipe fez seis jogos e somou somente dois pontos. Mas vamos ter uma atitude de vitória já no próximo jogo?, promete.

Vencer o Santo André-SP, aliás, é fundamental para as pretensões do Coritiba.

Dos 12 jogos restantes, seis serão no Couto Pereira.

Por isso precisa fazer a lição de casa e diminuir a distância para o objetivo da temporada. Distância essa que pode ser maior, segundo apontam alguns portais especialistas. Tanto o Infobola quanto o Chance de Gol dizem que o Alviverde tem no momento 34% de chances de voltar à Série A. Nesses estudos são considerados os dados atuais e a média de aproveitamento do time em jogos fora e em casa.

Em números absolutos, no entanto, apenas o Chance de Gol projeta a possibilidade de classificação por pontos somados. Com os 61 pontos apregoados por Bonamigo, o portal dá como 89% certa a promoção para a 1.ª Divisão. No entanto, o treinador trabalha com números mais realistas, já que o 4.º colocado, no momento, tem apenas 50% dos pontos conquistados. Se essa projeção se mantiver, com o atual equilíbrio técnico, quem alcançar a metade dos pontos no final, ou seja, 57, poderá subir. Por isso, a revisão dos números por parte de Bonamigo deve deixar a torcida menos tensa na partida de amanhã contra o Ramalhão.

?Má fase vai passar?, diz atacante

Diante do Santo André-SP o Coritiba terá um novo homem- gol. Para Jéfferson, a má fase do time passará e o Alviverde voltará a brilhar no Brasileiro da Série B. ?Pelo o que o Coritiba representa no futebol vamos sempre buscar a vitória. Esses resultados negativos ficarão para trás. Tudo ficará normal?, promete o atacante.

Para Jéfferson, a crise que ronda o Alto da Glória não atingirá os jogadores na partida de amanhã. ?Fumaça é feita pelas pessoas de fora. Estamos cientes que o grupo é bom. As outras equipes tiveram essa fase e a nossa está acontecendo agora e vamos dar uma nova arrancada?, diz. O jogador ganhou nova oportunidade do técnico Paulo Bonamigo. Recuperado de uma contusão e com o afastamente de William, que não vinha acertando as finalizações, Jéfferson passa a ser referência no ataque.

Além dele, o treinador também promoverá o lateral-esquerdo Carlão e o volante Rodrigo Mancha à condição de titular. Ontem, o treinador comandou mais um trabalho técnico/tático no CT da Graciosa. Hoje, repete a dose e deve confirmar a formação com Artur; Luís Paulo, Henrique, Batatais e Carlão; Rodrigo Mancha, Paulo Miranda, Jackson e Caio; Ânderson Gomes e Jéfferson.

Voltar ao topo