Coritiba e Paraná se voltam para a Sul-Americana

Os brasileiros não andam dando muita bola para a Copa Sul-Americana. O torneio continental, menor em comparação com a Libertadores, acabou ficando em segundo plano com a competitividade do Campeonato Brasileiro. Mas Paraná e Coritiba estréiam esta semana – um fato histórico: pela primeira vez, dois times do Paraná disputam simultaneamente uma competição internacional.

Mesmo que a competição, por enquanto, seja só “brasileira” para a dupla. Coxa e Tricolor entram na fase preliminar (com oito clubes), que indica quatro adversários para cruzar com os quatro melhores colocados no ranking sul-americano – Grêmio, Flamengo, São Paulo e Cruzeiro. Caso passe pelo São Caetano, o Cori enfrentará o São Paulo; e passando pelo Santos, o Paraná joga com o Flamengo.

Dessas quatro séries da segunda fase preliminar (sempre no estilo mata-mata), saem os “finalistas”. Sim, porque dois times vão se classificar para a fase final da competição, que será disputada por oito equipes – além das brasileiras, duas da Argentina e quatro que passam pelas eliminatórias internacionais: Paraguai e Uruguai, Colômbia e Peru, Chile e Bolívia e Equador, Venezuela e o Cienciano, campeão do ano passado.

Conhecidos os oito, a competição entra, oficialmente, na sua fase continental, com quartas-de-final, semifinal e final. Assim como na Libertadores, não há vantagem para quem marcar gols fora de casa na série. Serão somados os dois resultados, e quem marcar mais gols está classificado. Se houver empate, a decisão vai direto para os pênaltis.

Voltar ao topo