?Como nascem os deuses da bola?

Em época de Copa do Mundo, um livro tenta explicar o jeito de jogar dos brasileiros. Assim é Como nascem os deuses da bola, do paranaense José Melquíades Ursi, que busca nas particularidades da formação do Brasil uma resposta definitiva para o questionamento do ucraniano russo Andriy Shevchenko: ?Que país é esse que gera um gênio atrás do outro?? Como não é só o atacante do Milan, e da seleção da Ucrânia que quer saber, o autor lançou a tese e correu atrás para tentar explicar a origem do futebol alegre, ofensivo e que contagia o mundo inteiro.

?O futebol tem segredos que, às vezes, parecem muito simples e, se você não ler a história cultural do País não vai entender a forma (de jogar)?, diz Ursi. Um dos primeiros exemplos que ele conta para explicar a ?ginga? foi uma partida entre os aristocratas brancos e os pobres negros no início do século passado. ?Os brancos estabeleceram a regra que, se houvesse falta no branco, parava o lance e o branco revidaria.

Aí, os negros começaram a usar a ginga?, aponta.

Mas não é só isso. Para ganhar, não basta fazer firula, é preciso fazer gols. Muitos, de preferência. ?Quando a gente era moleque, só tinha relógio quem era rico. Então, você tinha que jogar no cinco vira, dez termina. Desse jeito, você tem que jogar no ataque, não é? Acho até que futebol de criança não pudesse jogar no relógio e sempre no cinco vira, dez termina?, explica. Isso sem contar na língua portuguesa ?amaciada? no Brasil, no samba, na religião, na mistura racial também abordados no livro de Ursi, que também influenciaram e influenciam o jeito moleque.

Tudo isso vai sendo contado sempre envolto a histórias leves e engraçadas enfocando cada detalhe da personalidade e da alma do jogador brasileiro. ?Estava num jogo Coritiba x Santos e o pessoal ficou marcando o Robinho e largou o Ricardinho e o lateral. O Robinho não tinha sossego até que os dois marcadores deram dois metros para ele. O Ricardinho levantou a bola e quando o goleiro levantou a mão a bola já estava na rede?, conta.

Com prefácio de Juca Kfouri, ?Como nascem os deuses da bola? será lançado nas Livrarias Curitiba, do Shopping Estação. Em Londrina, o lançamento será feito às 19h do dia 14 do mês que vem nas Livrarias Porto, do Shopping Catuaí. Campeão paranaense da segunda divisão em 1969 pelo Jandaia, Ursi abandonou a carreira de boleiro cedo e se formou em Filosofia, Pedagogia e Estudos Sociais. Atualmente, é programador visual.

Voltar ao topo