Chances são boas para a seleção brasileira

Uma mistura de emoções e expectativas toma conta da seleção brasileira, que disputa a partir desta sexta-feira o Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Montreal, no Canadá. A competição é o último evento que conta pontos para o ranking mundial antes de seu fechamento, em 30 de abril, e acontece simultaneamente aos campeonatos Europeu e Asiático. Atletas como Mayra Aguiar (78 kg) e Leandro Guilheiro (81 kg), número um do mundo em suas categorias, estão lado a lado com os jovens estreantes Eduardo Bettoni, 21 anos, e Renan Nunes, 25 anos, que substituem nos pesos médio (90 kg) e meio-pesado (100 kg) os atletas que ainda travam disputa interna para representar o Brasil em Londres: respectivamente, Hugo Pessanha e Tiago Camilo, e Luciano Correa e Leonardo Leite.

Mariana Silva e Maria Portela, por sua vez, têm no Pan a chance de assegurar a participação olímpica em agosto. Ambas ocupam a 14.ª posição no ranking mundial, a última possível, no feminino, para garantir a vaga em Londres pela lista da FIJ (no masculino vai até a 22.º lugar).

A seleção brasileira no Pan de Montreal é composta por: Sarah Menezes (48 kg), Érika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Mayra Aguiar (78 kg), Maria Suelen Altheman (+78 kg), Felipe Kitadai (60 kg), Leandro Cunha (66 kg), Bruno Mendonça (73 kg), Leandro Guilheiro (81 kg), Eduardo Bettoni (90 kg), Renan Nunes (100 kg) e Rafael Silva (+100 kg).