Brasil define grupo para Mundial Feminino de Handebol

O técnico dinamarquês Morten Soubak anunciou o corte de três jogadoras e definiu o grupo do Brasil para a disputa do Mundial Feminino de Handebol, que começa nesta sexta-feira, em São Paulo. Além das 15 atletas que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, a novidade da seleção é a entrada da pivô Alessandra.

Como Soubak decidiu manter o grupo do Pan, Alessandra disputava a posição restante com outras três jogadoras, que treinavam com a seleção para o Mundial desde o dia 19 de outubro. Assim, a goleira Mayssa e as centrais Tayra e Débora acabaram sendo cortadas e não vão jogar o campeonato em São Paulo.

“Vamos manter o grupo que deu certo no Pan. Jogamos com três defensoras e a Alessandra, que é forte e tem uma forma física boa, vai contribuir com esse sistema que estamos utilizando”, afirmou o treinador da seleção brasileira, ao justificar a escolha pela pivô e o corte das outras três jogadoras.

Na preparação final para o Mundial, o Brasil disputou três amistosos, com vitórias sobre Espanha, Holanda e Montenegro. Deveria ter jogado mais uma partida, na noite de quarta-feira, contra a Noruega, mas a disputa foi cancelada por causa de problemas de manutenção no ginásio em Santos.

A estreia do Brasil no Mundial será na noite desta sexta-feira, contra Cuba, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Ainda na primeira fase do campeonato, a seleção brasileira jogará contra França, Romênia, Tunísia e Japão.