Basquete inicia caminho para a Olimpíada

Caracas – A seleção brasileira masculina de basquete inicia hoje, no campeonato sul-americano, a caminhada em busca de uma vaga na Olimpíada de Pequim, em 2008. O Brasil estréia às 20h30 (de Brasília) contra o Chile. Na preliminar, jogam Argentina x Uruguai. Brasileiros e chilenos já se enfrentaram 37 vezes no sul-americano, com 30 vitórias do Brasil e sete do Chile. O último confronto na competição foi em 2004, em Campos (RJ), e os brasileiros ganharam por 92 a 84.

"Vencer o Chile é nossa obrigação. A seleção chilena disputa o sul-americano com o objetivo de dar experiência a seus jogadores, que são jovens. Eles estão melhorando, mas têm um longo caminho pela frente. Contrataram um técnico argentino para dar mais estrutura aos atletas, mas o Brasil é superior", afirma o técnico Lula Ferreira.

Segundo Lula, o Brasil chega bem preparado para disputar o sul-americano. "Dentro do planejamento, estamos prontos para jogar a competição, que é rápida e não permite tropeços. Serão dois jogos na fase de classificação, depois semifinal e final. Precisamos ter 100% de rendimento e vamos buscar isso. Temos um grupo bom, que mistura jogadores com rodagem internacional, que disputaram a Copa América, como Marcelinho Huertas, Murilo, Caio e Nezinho."

A seleção conta também com a experiência de Estevam, Arthur e André Bambu. E dá oportunidade a jogadores que estréiam na competição, como Manteiguinha, Felipe, Marcus, Duda e Paulão. Esse trabalho tem como objetivo preparar parte desses atletas para o campeonato mundial do Japão, quando se juntam a um grupo mais experiente que começa a treinar dia 19 de julho.

De acordo com o regulamento do sul-americano, na primeira fase as seleções se enfrentam nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1.º A x 2.º B e 1.º B x 2.º A. Os vencedores decidem o título no domingo.

Voltar ao topo