Favorito???

Melhor elenco do Estadual, Atlético ainda está devendo

“Acho que nós temos time para sermos campeões brasileiros”. A frase foi dita pelo diretor de futebol do Atlético, Paulo Carneiro, no dia 6 de janeiro, em entrevista coletiva concedida no CT do Caju. Quase três meses depois disso, o Furacão, clube do Estado que mais investiu neste início de temporada, ainda segue patinando – e, de candidato ao título do Campeonato Paranaense, a equipe terá que vislumbrar outro caminho nos playoffs do Estadual se não quiser amargar mais um ano sem conquistar nenhum título.

Pelo menos no papel, o Atlético tem um dos melhores, se não o mais qualificado time do Campeonato Paranaense. Na prática, porém, o Furacão passou longe de ser o bicho papão do Estadual. Depois de manter o técnico Cristóvão Borges na virada do ano, a diretoria atleticana provou que não tinha tanta convicção assim no trabalho do treinador e o demitiu no início do mês de março após o empate dentro de casa contra o Foz do Iguaçu.

A aposta do Atlético, então, foi na contratação do técnico Paulo Autuori. O comandante atleticano, porém, pegou o bonde andando e, se não bastasse, enfrentou uma maratona de cinco jogos em 21 dias e ainda não conseguiu implantar seu modelo de jogo no Furacão. O treinador, então, teve que trabalhar mais na base da conversa do que nos treinamentos em campo, já que o tempo para isso foi muito escasso nas últimas semanas diante da maratona de partidas do clube pelo Campeonato Paranaense, Primeira Liga e Copa do Brasil. Nos cinco jogos em que comandou o Atlético, foram apenas duas vitórias, um empate e duas derrotas, sendo uma delas em plena Arena da Baixada para o Coritiba.

Depois de perder para o Toledo, no último domingo, o técnico Paulo Autuori, desde que assumiu o Furacão, no dia 8 de março, terá pela primeira vez a semana cheia para trabalhar o time atleticano. Independentemente do resultado do julgamento do Londrina, amanhã, no STJD, o time atleticano terá dificuldades já nas quartas de final do Campeonato Paranaense.

Se o Tubarão não recuperar os pontos, o próprio time londrinense será o adversário do Atlético nos playoffs do Estadual. Se o LEC recuperar os seis pontos perdidos no tapetão, o Furacão terá um clássico Atletiba logo de cara pelas quartas de final do Paranaense.

Assim, mais do que nunca, Paulo Autuori terá que correr atrás do prejuízo, aproveitar bem a semana cheia de treinamentos para fazer do Atlético uma equipe mais eficiente e capaz de lutar pelo título do Estadual deste ano.

Fatos! Augusto Mafuz dá sua opinião sobre o futebol paranaense!