Olho na taça

Atlético inicia disputa da final da Sul-Americana contra o Junior Barranquilla

Tiago Nunes pode deixar o seu nome marcado na história do Atlético. Foto: Albari Rosa.

Chegou o grande dia. Talvez desde julho de 2005, quando perdeu a final da Libertadores da América para o São Paulo, o Atlético não tem um jogo tão importante pela frente como o desta quarta-feira (5), diante do Junior Barranquilla, às 22h45 (de Brasília), no Estádio Roberto Meléndez, na Colômbia. Serão os primeiros 90 dos 180 minutos que separam o Furacão da sua primeira conquista internacional e que pode, de fato, mudar o patamar do clube no cenário sul-americano e mundial.

“É a oportunidade que o Atlético tem para conseguir uma grande conquista internacional, de colocar onde o Atlético realmente merece. Deu na trave na Libertadores, é campeão brasileiro, tem muita história, tem torcida, estrutura. É o passo que falta para se consolidar em um nível maior”, cravou o técnico Tiago Nunes.

+ Leia também: Destaque do Furacão, Pablo entra na mira do Flamengo

Quem viu o Atlético jogar até junho, quando o técnico Fernando Diniz foi demitido, jamais pensaria que chegaria nos últimos dias de 2018 com chances reais de garantir o título da Copa Sul-Americana. Muito graças ao trabalho do técnico Tiago Nunes, que deu uma reviravolta no ano do Furacão, ameaçado de rebaixamento, e agora pode garantir o título do torneio internacional. Emoção que o comandante rubro-negro não consegue esconder.

Ambiente do Atlético é muito bom na Colômbia. Foto: Albari Rosa.
Ambiente do Atlético é muito bom na Colômbia. Foto: Albari Rosa.

“Estou feliz, pleno e com uma forma mental muito boa para tomar as decisões. Me emocionei realmente (no embarque do time em Curitiba). Nossa torcida é incrível. Não ganha um título de expressão há muito tempo. É sua segunda final internacional na história. Mostra a fome, a gente percebe a sede. Vamos tentar vencer esse título, nos esforçar para dar nosso melhor e recompensar todo esse esforço”, garantiu o treinador.

O momento é ótimo. O clima entre jogadores e comissão técnica não poderia ser melhor. Mas do outro lado está o Junior Barranquilla. Sensação do futebol colombiano nos últimos anos, o time comandado pelo técnico uruguaio Julio Comesaña também tem a mesma ambição do Furacão e deve impor dificuldades à equipe rubro-negra.

+ Mais na Tribuna: Por onde anda o último time do Atlético que jogou na Colômbia?

“É um time que temos estudado muito. Avaliamos todos os jogos, do campeonato colombiano também. É um time que não chega por acaso, tem seus méritos. Foi à semifinal do ano passado, tem gana de vencer a competição. Jogadores de muita velocidade e de muita qualidade. Um time que gosta de ter a bola e atua de forma agressiva na marcação. Joga muito em função da torcida. Temos que ter maturidade para jogar o primeiro jogo. É uma disputa de 180 minutos, é o primeiro tempo e vamos estar levando a decisão para a nossa casa”, reforçou Nunes.

Ainda mantendo mistério quanto a escalação, o técnico Tiago Nunes mantém apenas uma dúvida para colocar o Atlético em campo para a primeira partida decisiva da Copa Sul-Americana. No setor de contenção, os volantes Wellington e Bruno Guimarães disputam a titularidade para atuar ao lado de Lucho González e Raphael Veiga no meio de campo rubro-negro.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Se optar por um time mais resguardado na defesa, o treinador deverá optar pela entrada de Wellington. No entanto, o volante Bruno Guimarães vive uma grande fase. O restante do time deve ser o mesmo que tem atuado nas últimas partidas da Copa Sul-Americana. Mas independentemente de quem vai entrar em campo, Tiago Nunes prega respeito ao adversário.

“A gente tratou sempre jogo a jogo, sempre com muito respeito aos adversários. Sabemos das nossas limitações. Isso é importante, reconhecer nossas limitações. Sabemos que temos potencial e que merecemos chegar à final. Vamos aproveitar, dar o máximo porque a gente merece um bom resultado”, arrematou.

A partida desta quarta-feira (5) terá transmissão da RPC TV, a partir das 22h45 (horário de Brasília).

COPA SUL-AMERICANA
Final – Ida

Junior Barranquilla x Atlético

Junior Barranquilla
Sebastián Viera; Marlon Piedrahita, Jefferson Gómez, Rafael Pérez, Germán Gutiérrez; Luis Narváez, James Sánchez, Víctor Cantillo; Jarlan Barrera; Luis Díaz e Yony González.
Técnico: Julio Comesaña

Atlético
Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Lucho González, Bruno Guimarães (Wellington) e Raphael Veiga; Marcelo Cirino, Nikão e Pablo.
Técnico: Tiago Nunes

Local: Estádio Roberto Meléndez (Barranquilla – Colômbia)
Horário: 22h45 (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (Fifa-PER)
Assistentes: Jonny Bossio (Fifa-PER) e Victor Raez (Fifa-PER)

Confira todas as notícias do Furacão na final da Sul-Americana:

– Atlético e Junior Barranquilla querem fazer história na Sul-Americana

– Jogador do Atlético publica capa da Tribuna

– Jornais da Colômbia destacam ‘espião’ dentro do Atlético

– Lucho González foi do céu ao inferno no Furacão

– Já tem torcedor do Atlético na Colômbia

– Estádio de Barranquilla recebe últimos ajustes pra grande final

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!