Embolou o grupo

Atlético sofre com começo ruim e perde pro Flamengo na Libertadores

Atlético fez um primeiro tempo ruim e foi dominado pelo Flamengo. Na etapa final, até melhorou, mas sem forças para reverter a derrota. Foto: Jonathan Campos

O Atlético sofreu sua primeira derrota na fase de grupos da Libertadores da América. Com um primeiro tempo muito ruim, o Furacão perdeu para o Flamengo por 2×1, na noite desta quarta-feira (12), no Maracanã, permaneceu com 4 pontos e caiu para a terceira posição do grupo 4, fora da zona de classificação. Pela competição internacional, o Rubro-Negro encara novamente o time carioca dia 26, na Arena da Baixada. Antes, a equipe do técnico Paulo Autuori faz, neste final de semana, o primeiro duelo da semifinal do Paranaense diante do Londrina, também no Joaquim Américo.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O primeiro tempo do Atlético foi desastroso. Apesar de, visivelmente adotar uma postura mais defensiva, o Furacão falhou na sua missão de segurar a pressão inicial do Flamengo. Aos 6 minutos, Guerrero recebeu lançamento entre os dois zagueiros atleticanos e, depois da primeira tentativa, contou com a falha de Thiago Heleno para abrir o placar no Maracanã. O gol do time carioca impediu que o Rubro-Negro pudesse colocar em prática a sua melhor forma de atuar, que é de sempre buscar os contra-ataques.

Porém, o time do técnico Paulo Autuori mais uma vez não estava em uma noite feliz ofensivamente. Melhor, então, para o Flamengo, que ampliou a vantagem aos 14. Depois da jogada bem trabalhada no ataque, Pará cruzou e Diego, livre, mandou no ângulo e não deu chances para o goleiro Weverton: 2×0.

O Atlético, então, precisou sair um pouco mais para o jogo e quase chegou ao primeiro gol aos 17, mas Alex Muralha defendeu o chute de Nikão. Mas foi só o que o Furacão criou no primeiro tempo. Com seu meio de campo pouco produtivo, o time rubro-negro passou a ser presa fácil para o Flamengo, que mesmo diminuindo o ritmo, continuou melhor na partida.

Ir para o vestiário com dois gols de desvantagem já era ruim e o Atlético quase teve seu prejuízo ampliado. Aos 26, Diego arriscou de fora da área e mandou na trave de Weverton. O Flamengo continuou criando boas chances e ainda deu tempo de Weverton salvar a tentativa do chute cruzado de Guerrero.

O Furacão precisou mudar sua postura no segundo tempo. E foi isso que aconteceu. O time atleticano passou a jogar um pouco mais no ataque e conseguiu o primeiro gol logo aos 13 minutos. Douglas Coutinho recebeu pela direita e cruzou na medida para Nikão, em posição duvidosa, marcar e recolocar o Rubro-Negro na partida. O Flamengo tentou responder na sequência, mas depois do cruzamento de Trauco, Diego por pouco não ampliou.

Apesar de estar com mais disposição, o Atlético seguia sendo dominado pelo Flamengo. O rubro-negro carioca tinha mais posse de bola e conseguia ter o controle do jogo. Paulo Autuori, então, colocou o Furacão mais a frente para buscar a igualdade com as entradas de Grafite e João Pedro.

O jogo ficou aberto. O Atlético, mais presente no ataque, quase empatou aos 31. Nikão fez boa jogada pela esquerda e cruzou para João Pedro que, dentro da área girou, bateu cruzado e Muralha fez grande defesa. O time rubro-negro, ao mesmo tempo que ficou mais ofensivo, deu também mais espaços para o Flamengo. Aos 37, Marcelo Cirino passou por Sidcley, cruzou e Guerrero por pouco não chegou para marcar. A equipe atleticana, nos acréscimos, chegou a marcar com Nilkão, mas o camisa 11 estava impedido e o Furacão amargou o revés no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

LIBERTADORES
Grupo 4 – 3ª Rodada

Flamengo 2×1 Atlético

Flamengo
Alex Muralha; Pará (Cuéllar), Donatti, Réver e Renê; Willian Arão, Márcio Araújo, Trauco e Diego (Matheus Savio); Gabriel (Marcelo Cirino) e Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo

Atlético
Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Deivid (Luiz Otávio), Rossetto e Lucho González (João Pedro); Nikão, Douglas Coutinho e Eduardo da Silva (Grafite).
Técnico: Paulo Autuori

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Wilson Lamouroux (Fifa-COL)
Assistentes: Wilmar Navarro (Fifa-COL) e Dionisio Ruiz (Fifa-COL)
Gols: Guerrero, 6, Diego, 14 do 1º; Nikão, 13 do 2º
Cartões amarelos: Paulo André (CAP); Donatti (FLA)
Público pagante: 53.389
Renda: R$ 3.3362.97,50