Semifinal

Atlético empata e leva disputa da vaga na final do Brasileiro sub-20 pra Arena

Aleksander, o camisa 10 do Atlético. Foto: Albari Rosa

Outro empate em 0x0 fechou a primeira parte das semifinais do Campeonato Brasileiro sub-20. Jogando fora de casa, em Nova Serrana-MG, o Atlético foi pressionado nesta quinta-feira (28), mas segurou o Cruzeiro e até teve chances de vencer. Com a igualdade, o Furacão joga por uma vitória simples pra se classificar para a final na partida de volta, próxima quarta-feira (4), às 21h15, na Arena da Baixada. Os mineiros jogam pela vitória e por empates com gols, e novo 0x0 leva a decisão para os pênaltis.

O Atlético iniciou a partida tentando explorar os erros do Cruzeiro. Mandante do jogo, a Raposa tinha mais o controle da posse de bola, enquanto o Furacão buscava a velocidade de Marcelo e Alexsander, os dois principais jogadores do time. O gramado ruim atrapalhava esses planos, e por isso o técnico Tiago Nunes pedia para que o time se adiantasse na marcação.

O Cruzeiro, mesmo tendo o domínio do jogo, finalizava pouco. Com perigo, quase nunca – aos 30, Victor Luiz arriscou de longe e assustou. Só que os visitantes tinham na maior parte do tempo muita tranquilidade para controlar o ímpeto mineiro. E o primeiro tempo seguiu neste ritmo lento, prejudicado ainda mais pelo campo irregular.

Antes do final, o melhor momento do jogo até então. Aos 43 minutos, Renan Lodi cruzou, Vitor Eudes se enrolou e a bola sobrou para Alexsander, que obrigou o goleiro do Cruzeiro a fazer uma ótima defesa. No lance seguinte, Renan tentou cruzar e quase marcou – a bola explodiu na trave.

Os donos da casa voltaram pressionando. Com 5 minutos, Marcelo deu uma “meia-puxeta” e a bola raspou a trave de Caio. No minuto seguinte, Lucas Soares mandou uma bomba por cima. A resposta do Atlético só veio aos 15, na cabeçada de Breno para fora. Mas a pressão do Cruzeiro deu a tônica da partida até a metade do segundo tempo.

O Furacão caiu muito de produção. Errava muitos passes e falhava na saída de bola. Aos 27, Jonata subiu livre, mas cabeceou em cima de Caio. Aos 31, outra cabeçada, desta vez de Nickson, obrigou Caio a fazer outra defesa. A sorte ajudou no chute de Victor Luiz, que explodiu em Jonata e parou nas mãos do goleiro rubro-negro.

E mesmo em maus lençóis, o Atlético teve a chance da vitória no final do jogo. Demethryus fez ótima jogada e lançou Murillo, que de dentro da área chutou para fora. Já eram 39 minutos, e a partir dali o Rubro-Negro tratou de se fechar para garantir o empate, que deixa tudo aberto na luta por uma vaga na final do Brasileiro sub-20.

Ficha técnica

BRASILEIRO SUB-20
Semifinal – jogo de ida

Cruzeiro 0x0 Atlético

Cruzeiro
Vitor Eudes; Lucas Soares, Caca, Gustavo Rissi e Victor Luiz; Márcio, Vander, Nickson (João Diogo), Marcelo (Vitinho) e Thonny Anderson; Jonata.
Técnico: Emerson Ávila

Atlético
Caio; Breno (Daniel), Jacy, Weverton e Renan Lodi; Geovane e Riuler, Marcelo (Thiago), Alexsander (Demethryus) e Renzo; Danilo (Murillo).
Técnico: Tiago Nunes

Local: Arena dos Calçados (Nova Serrana-MG)
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
Cartões amarelos: Márcio, Vander (CRU); Breno (CAP)