Correndo atrás

Apesar de evoluir, Atlético vê concorrentes pelo G6 se distanciarem

G7 virar G7 ou até G9 e time seguir em recuperação. Torcida do Atlético precisa acreditar pra ver a equipe novamente na Libertadores. Foto: Marcelo Andrade

A derrota por 1×0 para o Santos, em termos de atuação, pode não ter atrapalhado os planos do Atlético para a reta final da temporada, mas o resultado acabou pesando nos objetivos do clube. Apesar de vir mantendo uma regularidade na competição, principalmente após a chegada do técnico Fabiano Soares – desde que o treinador assumiu, o Furacão é o quarto melhor da competição, com 18 pontos, atrás apenas de Palmeiras (21), Santos (20) e Cruzeiro (19) -, ainda assim vai vendo os seus adversários abrirem vantagem.

Antes da rodada passada, o Rubro-Negro estava seis pontos atrás do Palmeiras, quarto colocado, e só a três do sexto, que era o Cruzeiro. Só que enquanto o time atleticano foi derrotado, os concorrentes por uma vaga no G6 do Brasileirão pontuaram. Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo venceram, enquanto o Flamengo, que começou em quinto, empatou e caiu para sétimo, cinco pontos à frente do Atlético.

Neste momento, por conta dos dois finalistas da Copa do Brasil (Cruzeiro e Flamengo) estarem entre os seis primeiros, o G6 seria G7. Com isso, o Furacão estaria a cinco pontos de entrar no grupo que se classificaria para a Libertadores de 2018.

Só que, apesar de ser o quarto melhor time das últimas 11 partidas, o Rubro-Negro tem a mesma pontuação, por exemplo do líder Corinthians e do Botafogo, um concorrente direto, todos com 18 neste período. Além disso, é importante ressaltar que os que estão à sua frente são três clubes que brigam para chegar à competição continental.

Dos sete primeiros colocados, o Atlético só somou mais pontos que o Grêmio, com 15, e do Flamengo, que fez 14 nestes 11 jogos. Ou seja, na 14ª rodada, o clube carioca estava oito pontos à frente, uma diferença signficativa por causa das primeiras partidas.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

O principal problema do Furacão está no início ruim no Brasileirão. A equipe só foi conquistar a primeira vitória diante do Atlético-MG, curiosamente o próximo adversário, neste domingo, na Arena da Baixada.

Na ocasião, na sétima rodada, o time atleticano deu início a uma sequência de quatro triunfos consecutivos. Depois, repetiu o feito entre as 17ª e 20ª rodadas.

Este desequilíbrio entre uma série e outra de vitórias é que coloca o Rubro-Negro exatamente no meio da tabela em termos de pontuação – seis pontos atrás do G6 e seis pontos à frente da zona de rebaixamento – e faz o time ter que não só seguir ganhando, mas também superando os adversários mais próximos, para recuperar o início ruim e evitar que eles acabem se afastando ainda mais.