Atlético tem caminho árduo para alcançar Libertadores

A derrota para o Santos tirou duas posições na tabela do Campeonato Brasileiro e complicou a vida do Atlético na caminhada por uma vaga pela Copa Libertadores da América e ainda mais para chegar ao título, possibilidade defendida pelo técnico Sérgio Soares.

Com 43 pontos, 11 a menos que o líder Cruzeiro, o time está na 7.ª colocação. Para o Corinthians, primeira equipe que hoje estaria classificada, são seis pontos. Outra preocupação é com os times logo abaixo, a diferença para o São Paulo, 10.º colocado, é mínima, apenas dois pontos.

E para tirar a diferença de quem está à frente e impedir a aproximação maior e até a perda de posição para os colocados abaixo, o Furacão terá alguns confrontos diretos, em uma jornada nada fácil nas últimas nove rodadas.

Em meio a todos os confrontos, complicados, o Rubro-Negro ainda precisa consertar seu maior problema hoje, as finalizações. O time tem o pior saldo de gols, com menos quatro.

Mas pode tirar vantagem nas vitórias, já são 12, número inferior aos primeiros cinco colocados. Para retomar seu lugar e galgar melhor posição, o primeiro desafio será na Arena da Baixada, contra o Goiás, que briga contra a zona de rebaixamento.

Na sequência, enfrenta três adversários fortes e que estão na disputa pela Libertadores. Primeiro recebe o Fluminense, vice-líder, também em casa. Depois tem o São Paulo pela frente, embora três posições abaixo, tem a mesma pontuação. O mesmo acontece com o Palmeiras, nono colocado e também 43 pontos, em jogo na Baixada.

Outro jogo nada fácil será contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. Numa zona intermediária, o atual campeão brasileiro vem de uma sucessão de problemas, que geraram uma crise no clube, que está tentando a reabilitação.

Grêmio Prudente e Tricolor gaúcho são os adversários das 34.ª e 35.ª rodadas, respectivamente. Último colocado, o Grêmio Prudente pode ser o primeiro time rebaixado à Série B, mas todo cuidado é pouco.

Um bom exemplo é o Corinthians que na rodada do final de semana perdeu para o Atlético-GO, clube que abre a zona de rebaixamento, e viu a liderança passar para as mãos do Cruzeiro, quarto clube a liderar este Brasileiro.

O Grêmio, de Porto Alegre, em jogo no Olímpico, é o antepenúltimo confronto do Furacão, hoje, os dois times têm uma campanha semelhante. O Atlético tem uma vitória a mais, quesito que o coloca um posto à frente na tabela.

Nas duas últimas rodadas, dois times da zona intermediária. O Ceará fora, no penúltimo compromisso, brigando por uma vaga na Copa Sul-Americana. Fechando tem o Avaí, que ainda corre risco de rebaixamento.