Atlético quer atingir semifinal da Copa do Brasil

Hoje, contra o Vasco, o Atlético inicia uma série de dois confrontos para, pela primeira vez, chegar à semifinal da Copa do Brasil. Em 15 participações no torneio, o Furacão sempre esbarrou nas quartas de final.

Foi nesta fase que ele acabou eliminado em 1992, 1997, 1999, 2001 e 2007. Para acabar com essa sina, a partir das 21h50, na Arena da Baixada, o Rubro-Negro espera despachar mais uma vez o time cruzmaltino da competição, como fez em 1997. Naquele ano, venceu por 3 x 1 no Pinheirão e perdeu por 4 x 3 em São Januário.

Fazer um resultado positivo em casa é imprescindível para as pretensões atleticanas, pois há um outro tabu envolvendo esse duelo: o de que o Atlético nunca venceu o adversário no São Januário.

Por isso, é importante ir para o segundo jogo com uma vantagem que dê tranquilidade na próxima semana. Além disso, o técnico Adilson Batista pretende usar a Copa do Brasil para dar o troco no Coritiba.

Sua meta é levar pela primeira vez uma equipe paranaense à final do torneio. “A a gente já sabe quem no Estado que chegou [na semifinal]. O rival [Coritiba] esteve três vezes na semi, mas nenhum paranaense fez uma final. Vamos tentar chegar, sabendo das dificuldades, mas eu vejo que é um jogo igual. O futebol está muito nivelado”, disse o treinador.

Pela perda do Campeonato Paranaense, e pela oportunidade de fazer da Copa do Brasil uma caminho para a Libertadores 2012, o jogo ganhou importância dobrada no elenco atleticano.

O próprio capitão Paulo Baier, que não é muito favorável às entrevistas, ontem pediu para fazer parte da coletiva. O objetivo do Maestro era pedir ainda mais apoio dos torcedores.

O camisa 10 quer mostrar ao torcedor que a partida de hoje pode marcar o renascimento do clube nesta temporada. “É um jogo importantíssimo e eu até me escalei para falar sobre isso porque a gente pode passar de fase. Precisamos que nosso torcedor nos empurre, nos ajude”, disse Baier.

O meio-campo pediu para que a torcida esqueça a frustração do Estadual. “O que passou, passou. É outro momento, vivemos a Copa do Brasil e estamos tão perto de chegar. Vamos ter muitas dificuldades, por enfrentar uma equipe boa, que cresceu muito segundo turno do Carioca. Então quero pedir ao nosso torcedor que nos ajude do primeiro ao último minuto, por que é importantíssimo passar de fase”, frisou Baier.