Atlético faz mais uma vítima no Estadual

Numa partida com dois tempos distintos, o Atlético conseguiu manter o aproveitamento de 100% no Campeonato Paranaense ao vencer o Cascavel, por 3 a 0, na Arena da Baixada, ontem. O Furacão é o líder da competição e a boa apresentação, principalmente no 2.º tempo, dá ainda mais tranqüilidade para a equipe enfrentar o clássico de domingo, diante do Paraná Clube. Com os resultados de ontem, o Rubro-Negro conquistou números interessantes para o início da competição. Tem a defesa menos vazada (2 gols) e o ataque mais positivo do campeonato (11 gols).

Mesmo entrando com força máxima, o time comandado por Ney Franco não esteve tão bem nos primeiros 45 minutos. Começou pressionando o Cascavel e Rodrigão teve duas oportunidades para abrir o marcador, mas não o fez. A zaga visitante batia cabeça e a toda hora o goleiro Gustavo demonstrava grande insegurança. Mesmo com todas as falhas do Cascavel, o time rubro-negro insistia em desperdiçar as chances criadas, que não foram poucas. Para a Cobra restavam as ótimas cobranças de falta do zagueiro Chicão, que assustaram o goleiro Vinícius.

O que mais atrapalhava o Atlético era a falta de velocidade na saída defesa-ataque e os erros de passe, conforme destacou Danilo, na saída para o intervalo. ?Temos que ter mais tranqüilidade para não errar tantos passes e não dar o contra-ataque ao adversário?, falou o zagueiro ao comentar o placar sem gols no 1.º tempo.

Mudanças

Para a etapa final, Ney Franco modificou as peças em campo e também a forma de jogar. Michel saiu para a entrada de Willian e Rodrigão deu lugar a Marcelo Ramos. Com as mudanças, Netinho passou à função de ala esquerda e o Atlético ganhou velocidade com as estocadas de Ferreira e Willian e a boa movimentação de Marcelo Ramos.

Bastou acelerar o jogo para o Atlético dominar completamente o Cascavel, que passou a errar muito, principalmente no posicionamento de seus defensores. Com a bola girando rápido, o ala-direito Jancarlos ganhou espaço e cresceu em campo, melhorando seu rendimento. E foi dele o 1.º gol, aos 7 minutos. Como nos bons tempos, o ala acertou a cobrança de falta e contou com a falha do goleiro Gustavo (1 a 0).

Com o gol, o Furacão foi pra cima e ventou forte. Logo aos 12, Jancarlos cruzou da direita e Marcelo Ramos complementou de cabeça para o fundo das redes. Dois minutos depois, o Atlético definiu o resultado da partida em uma jogada que demonstrou a versatilidade que o time tem, graças às opções do banco de suplentes. Wilian recebeu a bola no meio-campo e tocou rápido para Ferreira. O colombiano passou para Marcelo Ramos que, na cara do goleiro, precisou de dois arremates para marcar o seu 2.º tento na partida e terminar com qualquer possibilidade de reação do adversário.

CAMPEONATO PARANAENSE

1ª FASE – 5ª RODADA

ATLÉTICO-PR 3 X 0 CASCAVEL

Local: Kyocera Arena, Curitiba (PR)

Árbitro: Elton Mello Nobre (PR)

Auxiliares: Efraim Mendonça Jr. (PR) e Guilherme Roggembaun (PR).

Renda/Público: R$ 89.190 / 4.842 pagantes (5.734 total)

Cartão amarelo: Netinho (A) / William e Vitor Hugo (CAS)

Gols: Jancarlos, 6 minutos, Marcelo Ramos, 12 e 16, do 2.º tempo

ATLÉTICO-PR:

Vinícius, Danilo, Antônio Carlos (Alex Fraga, 18?, 2.ºt) e Rohdolfo; Jancarlos, Valencia, Claiton, Netinho e Michel (William, intervalo); Ferreira e Rodrigão (Marcelo Ramos, intervalo). Técnico: Ney Franco.

CASCAVEL:

Gustavo, Fernandinho, Sandro, Chicão e Lecão; Juliano, Vitor Hugo, William (Rafael, 19?, 2.º t) e Matheus (Césinha, intervalo); Rafael Martins e Hugo. Técnico: Rafael Camarotta.

Jogadores convocam a galera

Julio Tarnowski Jr e Clewerson Bregenski

Foto: Ciciro Back

Jancarlos diz que gol lhe deu mais confiança.

Para os jogadores a vitória de ontem, em cima do Cascavel, servirá como um incentivo a mais pro torcedor comparecer em bom número no domingo, no clássico contra o Paraná. ?Acho que a motivação é boa. Temos cinco jogos, cinco vitórias. E na próxima rodada atuaremos em casa. Espero que o torcedor venha e nos ajude também na partida diante do Paraná?, disse o atacante Marcelo Ramos, herói do jogo de ontem ao marcar dois dos três gols da vitória contra a Cobra.

O atacante disse que está recuperando ainda o seu ritmo de jogo. ?É normal que isso aconteça. Fiquei um período me recuperando da contusão no tendão, que ainda incomoda um pouco. Mas estou trabalhando para buscar a vaga de titular na equipe?, afirmou Marcelo Ramos, que marcou seu último gol antes do jogo de ontem na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, na última rodada do Brasileirão de 2007.

Outro que se mostrava feliz com a atuação de ontem era o lateral-direito Jancarlos, que abriu o placar numa bela cobrança de falta. ?É bom recuperar a confiança.

O importante foi dar a volta por cima nesta partida, fazendo o gol?, disse, mostrando também que sabe das cobranças que a torcida vinha fazendo em relação ao seu futebol.

O meia Willian, que entrou no intervalo do jogo no lugar do lateral Michel, também destacou o trabalho em conjunto do time.

?Acho que todos estão de parabéns. Foi um bom jogo.? Sobre o seu comportamento em campo, ele disse que o técnico havia pedido para que fizesse a função do Ferreira, pelo lado esquerdo. ?Mas isso depende muito da movimentação do adversário. Também voltei para ajudar na marcação, como todos fizeram?, disse o meia, que também sentiu um pouco a falta de ritmo de jogo.

Ney Franco destaca o coletivo

A quinta vitória consecutiva do Atlético e a manutenção da liderança isolada no Estadual foi muito comemorada. Tanto pelos jogadores como também pelo treinador Ney Franco. Na coletiva após a partida na Baixada, o técnico disse que o time ?atuou coletivamente para superar o bom time do Cascavel?. ?A competição é difícil, mas estamos mostrando evolução com a seqüência dos trabalhos.?

Sobre o comportamento distinto da equipe nos dois tempos, Franco explicou que isso já era esperado. ?O 1.º tempo foi muito trun cado. Criamos algumas chances, assim como eles tiveram as suas. Mas para o 2.º tempo, pesou um pouco a qualidade do time e do trabalho que está sendo feito no Atlético.?

O treinador também contestou questões levantadas sobre o ?pouco aproveitamento dos atacantes rubro-negros?. ?Não vamos criar fantasmas. O Atlético tinha até hoje o segundo melhor aproveitamento de gols, acho que perdendo apenas para o Londrina. Temos uma média de dois gols por partida. Então isso é uma questão de tempo, de jogo. O Ferreira já tinha feito gol no Atletiba?, afirmou Ney Franco, voltando a destacar o comportamento de todo o grupo. ?Temos que lembrar que os atacantes têm ajudado na defesa e a defesa tem ajudado no ataque também. Jogamos coletivamente?, reafirmou o treinador do Furacão.

Perguntado se o time que terminou a partida diante da Cobra seria o mesmo que iniciaria o clássico com o Paraná, na 6.ª rodada, Ney Franco manteve o discurso já utilizado. ?Vocês sabem que só anuncio o time que jogará na próxima rodada após os trabalhos técnicos. Na sexta-feira (amanhã) é que poderei avaliar a equipe que poderá começar jogando?, completou o treinador.

Voltar ao topo