No fundo da tabela

Atlético e Coxa caem pela tabela no quesito torcida nacional

A recente pesquisa do Datafolha sobre os tamanhos das torcidas dos clubes brasileiros não trouxe grandes novidades com relação a outros estudos divulgados em outras ocasiões. Com Flamengo e Corinthians novamente ocupando as primeiras colocações do ranking, os clubes paranaenses também não mudaram suas situações e apareceram mais uma vez sem destaque na pesquisa. O Atlético, na 15ª posição, aparece como melhor clube colocado no ranking, com 1% da preferência. O Coritiba vem logo depois, mas não atingiu essa taxa, enquanto o Paraná Clube não foi citado na pesquisa.

O diretor da Pluri Consultoria, Fernando Ferreira, reforçou que os resultados não apontaram nenhuma surpresa, mas criticou a amostra das pessoas ouvidas, que foi concentrada na região de São Paulo. “Achei que ficou dentro da normalidade, sem nenhuma novidade. Repercutiu um pouco a diferença maior do Flamengo para o Coritnhians com relação a pesquisas anteriores. Esse tipo de diferença é normal. Só acho que a representatividade da amostra é muito concentrada em São Paulo e isso pode trazer algum tipo de distorção. Eles apresentaram uma defesa técnica válida, mas seria mais desejável que essa amostra fosse melhor distribuída”, explicou.

Para o consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi, o trio de ferro da capital, sobretudo a dupla Atletiba, terá uma missão difícil dentro do atual cenário do futebol brasileiro para tentar atrair mais torcedores. “Esse talvez seja o grande questionamento a se fazer. Aumentar a torcida tem alguns caminhos. O bom desempenho em competições, a conquista de títulos e a criação de ídolos, aliado ao marketing agressivo desses clubes que não têm tanta exposição na mídia, são alternativas interessantes. Mas, além disso, acredito que o principal é a busca da internacionalização do negócio e buscar esses torcedores fora do Brasil, já que aqui está cada vez mais difícil”, frisou Somoggi.

Na atual situação no território brasileiro, somente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 90%, e Pernambuco e Minas Gerais, com mais de 60%, possuem mais torcedores de times locais do que de clubes de fora. Para tentar tornar esta a realidade do futebol paranaense, Fernando Ferreira acredita que, além de formas times mais competitivos, os clubes do Estado precisam se aproximar mais dos torcedores e investir mais nas áreas de marketing.

“Fazer times fortes e competitivos é a maneira mais rápida de ganhar torcedores, sempre conquistando títulos e ídolos. Fora isso, os clubes precisam estar mais próximos do torcedor. O principal antidoto para isso são as ações de marketing, para que se mantenha o nível de relação com os torcedores dentro do Estado, sem contar a Região Metropolitana, que é muito forte de torcedores de times da capital. Aumentando esses laços com esse torcedor, impede que ele seja influenciado pelo poder maior da televisão, que vai o levar a torcer por times de maior exposição, como do eixo Rio-São Paulo”, acrescentou o diretor da Pluri Consultoria.

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