O Athletico segue sem ter definições sobre a sentença do zagueiro Thiago Heleno e do volante Camacho no caso do doping. Ainda que o julgamento dos dois pelo uso da substância Higenamina já tenha acontecido há nove dias, o clube ainda não tem nenhuma resposta oficial sobre o futuro dos jogadores.

O julgamento foi realizado na última segunda-feira (12), na cidade de Luque, no Paraguai, sede da Conmebol, pela Comissão Disciplinar da instituição e teve a duração de mais de quatro horas. A expectativa é de que a definição saísse em poucos dias, mas até agora não há resposta.

+ Leia também: Furacão x São Paulo pode ter reencontro entre Adriano e Daniel Alves

Thiago Heleno e Camacho foram flagrados no exame antidoping em jogos diferentes, mas em um curto período de tempo, o que configura uma mesma ‘janela’ de contaminação. O zagueiro se submeteu ao exame no duelo contra o Tolima, no dia 9 de abril, pela quarta rodada do Grupo G. No caso do volante, ele foi pego em dois diferentes jogos: diante do Jorge Wilstermann, na Bolívia, no dia 24 de abril, e também na estreia do time no Campeonato Brasileiro, contra o Vasco, no dia 28 do mesmo mês.

Afirmando total isenção dos atletas, que apenas ingeriram substâncias dadas a eles, a diretoria do Rubro-Negro tomou providências e demitiu, em junho, seis profissionais ligados ao caso, entre eles o médico Luiz Gustavo Emed, que é filho do presidente do Conselho Administrativo do Athletico, Luiz Sallim Emed.

+ Mais na Tribuna: Athletico enfrenta o ‘adversário ideal’ na Arena

A expectativa da diretoria é de que a pena aos jogadores seja minimizada, já que o clube assumiu total responsabilidade. Thiago Heleno e Camacho estiveram no julgamento para prestarem seus depoimentos, mas ainda não sabem quando poderão voltar a atuar. O Furacão espera uma pena mínima e quer contar com eles em breve, já que preventivamente estão afastados há mais de 100 dias.

A última partida de Thiago Heleno foi em 1º de maio, contra o Fortaleza, pela segunda rodada do Brasileirão. Já a última oportunidade de Camacho em campo foi no dia 28 de abril, diante do Vasco.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão!

No site da Conmebol, as últimas publicações referentes às decisões da Unidade Disciplinar são do dia 19 de agosto e nada até o momento traz uma determinação sobre o caso do Athletico.