Ufa!

Athletico derrota o Ceará e se recupera no Brasileirão

Nikão é abraçado pelos companheiros após marcar o gol do Athletico. Camisa 11 fez o gol que encerrou jejum do time no Brasileirão. Foto: Albari Rosa

O Athletico conseguiu uma importante vitória diante do Ceará na busca pela reabilitação no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (31), o Rubro-Negro recebeu o Vozão na Arena da Baixada, pela 17ª rodada da competição, e venceu por 1×0. Com 25 pontos, o time momentaneamente é o oitavo na tabela da Série A.

O próximo compromisso do Furacão tem um elevado grau de importância. Nesta quarta-feira (4), a equipe encara o Grêmio pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. A partida acontece a partir das 19h, na Arena da Baixada, e o time atleticano precisa reverter a vantagem de 2×0 do adversário para chegar à decisão.

+ Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Com mudanças forçadas e também estratégicas, o Athletico foi a campo tentando se encontrar com o time modificado. O jogo começou mais favorável ao Ceará, que criou sua primeira oportunidade aos dez minutos. João Lucas cruzou para Thiago Galhardo, que cabeceou para o alto, desperdiçando a chance de abrir o placar.

Aos 24 minutos, Rony ‘botou fogo’ na defesa do Vozão. O camisa 7 recebeu um cruzamento difícil, mas insistiu e evitou que a bola saísse. Na sequência, driblou e deixou Cristovam no chão para chutar rasteiro cruzado. O goleiro Diogo Silva fez uma defesa em dois tempos, mas conseguiu evitar o gol atleticano.

Depois desse lance, o Furacão acordou e entrou mais na partida, movimentando mais a bola, ficando próximo à área do Ceará. Aos 38, Rony protagonizou outro lance que tirou o grito de ‘uhhh’ da torcida. O atacante recebeu do lado esquerdo, se livrou de dois marcadores e chutou cruzado de fora da área. A bola passou raspando pela trave esquerda do goleiro do Vozão.

De tanto insistir, o Rubro-Negro chegou ao gol. Quando o primeiro tempo parecia estar acabando, o Athletico seguiu nas investidas e, aos 48 minutos, Marco Ruben foi insistente nas trocas de passe e conseguiu mandar um belo cruzamento para o lado direito. Nikão, de primeira, mandou um chute cruzado e a bola morreu no fundo das redes.

Nikão marcou o gol do Athletico contra o Ceará e se redimiu após momento de quase saída. Foto: Albari Rosa
Nikão marcou o gol do Athletico contra o Ceará e se redimiu após momento de quase saída. Foto: Albari Rosa

O segundo tempo começou muito movimentado. Aos quatro minutos o Athletico balançou mais uma vez as redes, a torcida comemorou, mas o árbitro voltou atrás e anulou o gol. O lance começou com Rony cobrando o escanteio e com a falha do goleiro do Ceará, que não chegou, e deixou Nikão livre. Porém, a bola espirrou no braço do camisa 11 antes de ele marcar o segundo dele na partida. O VAR sinalizou a irregularidade e Leandro Pedro Vuaden invalidou a jogada.

Na busca pelo empate, o Ceará tentava trocar mais passes para criar chances de perigo, mas a defesa rubro-negra trabalhava bem para evitar o prejuízo. Do outro lado, a linha defensiva do time alvinegro também tentava se fechar com o objetivo de dificultar para que o Furacão definisse o jogo. Já na reta final da partida, o Athletico priorizou a posse de bola para garantir a vitória.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão!

Ainda que não tenha ampliado, o resultado trouxe ao Rubro-Negro uma ‘injeção de ânimo’ para a sequência da competição e, sobretudo, para o desafio que terá daqui alguns dias, contra o Grêmio, na mesma Arena.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 17ª Rodada

ATHLETICO 1×0 CEARÁ

Athletico
Santos; Madson, Robson Bambu, Pedro Henrique e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo (Léo Cittadini), Rony e Marco Ruben (Tonny Anderson).
Técnico: Tiago Nunes

Ceará
Diogo Silva; Cristovam, Tiago Alves, Valdo e João Lucas; Fabinho, Pedro Ken (Bergson), Thiago Galhardo (Chico) e Fernando Sobral; Felipe Cardoso e Mateus Gonçalves (Wescley).
Técnico: Enderson Moreira

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Andre da Silva Bitencourt (RS)
VAR: Joao Batista de Arruda (RJ)
Gol: Nikão, 48 do 1º
Cartões amarelos: Wellington (CAP); Mateus Gonçalves, Cristovam, Chico (CEA)
Renda: R$ 142.860,00
Público total: 10.075