LAMENTÁVEL

Jornalista relata ofensas machistas em estádio do interior paranaense

Apesar das recentes campanhas ressaltando o respeito exigido pelas mulheres que trabalham nos mais diversos ambientes do futebol, os episódios de desrespeito às profissionais que atuam no esporte continuam frequentes. No último domingo (1), a assessora de comunicação do Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, Bianca Machado, foi vítima de agressões verbais em uma partida válida pela Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Durante e após o jogo entre Iraty e Operário, no Estádio Coronel Emílio Gomes, na cidade de Irati, a jornalista ouviu ofensas de cunho machistas vindas da arquibancada.

“Como no estádio não há sala de imprensa, logo após a partida, as coletivas acontecem no gramado. Estava acompanhando as entrevistas e cerca de 20 torcedores, encostados na grade, começaram a me chamar de puta e biscate. No jogo já estava acontecendo, mas ali se agravou. O que me deixou mais intimidada e com medo foi que eles me chamaram pelo nome”, relatou a profissional que está há dois anos trabalhando no Operário.

Leia mais: Campanha quer acabar com a falta de respeito às jornalistas esportivas

Para Bianca, o que tornou a situação ainda mais insustentável foi o fato de ninguém ter oferecido suporte para a segurança dela. Diretores do Iraty estavam no gramado no momento do ocorrido, assim como policiais militares. Ninguém se prontificou a ajudá-la, mesmo presenciando a cena.

“Senti muito medo. Esperei muito para sair dali, pois o portão de serviço é na saída da torcida. Todos viram o que estava acontecendo e ninguém me ajudou”, disse Bianca, que já tinha passado por situações semelhantes na mesma cidade.

“Não foi a primeira vez. Aquele estádio é bem complicado pela proximidade com a arquibancada e sempre fico com medo quando tenho que fazer jogo lá”, contou.

A assessora ressaltou a necessidade de contar com a presença de representantes da Federação Paranaense de Futebol em jogos da Divisão de Acesso.

“Na segunda divisão do Paranaense não tem representante da imprensa. Seria importante contar com esse tipo de suporte ao nosso trabalho”, falou a jornalista, lembrando que não há distribuição de coletes e identificação para quem está a serviço no jogo.bianca-operario

Bianca garantiu vai tomar as medidas legais para que os agressores sejam identificados e punidos, assim como os representantes do clube, que se omitiram a ajudá-la.

“Foi algo muito constrangedor, vou fazer o Boletim de Ocorrência e entrar com uma ação. Farei de tudo para identificar os responsáveis e que isso não passe impune para que outras mulheres não passem pelo mesmo. É preciso que esse tipo de situação acabe. Estava muito nervosa. Vim de Irati até Ponta Grossa chorando no ônibus”, contou.

A jornalista ressalta que os próprios clubes devem se preocupar em conscientizar seus torcedores. “É importantíssimo que os clubes adotem isso. Que sejam feitas ações para conscientização. Aqui no Operário nunca passei por isso, a torcida sempre me respeitou. Mas poucos clubes são politizados. É preciso conscientizar as pessoas sobre o respeito às mulheres. Para muitas pessoas a gente não tem nem que estar ali, mas é preciso que entendam que estamos fazendo nosso trabalho e merecemos respeito”, finalizou.

Após a repercussão do caso, tanto o Iraty quanto o Operário divulgaram notas sobre o ocorrido.

Confira a nota oficial do Operário:

O Operário Ferroviário Esporte Clube repudia a falta de urbanidade de alguns torcedores do Iraty Sport Clube, que ofenderam calorosa e gratuitamente a assessora de comunicação do OPERÁRIO, Bianca Machado, enquanto ela desempenhava as suas funções ao término do jogo na cidade de Irati.
O OPERÁRIO tem orgulho das mulheres que trabalham no clube e de todas àquelas que estão inseridas no esporte e que lutam diariamente para legitimar a sua participação em um ambiente muitas vezes machista e intolerante.
A Diretoria adotará as medidas cabíveis para que este ato não fique impune e expressa todo apoio e solidariedade a nossa profissional de comunicação.
Operário Ferroviário Esporte Clube

Confira a nota oficial do Iraty:

O Iraty Sport Club vem tornar público que não compactua com as atitudes ocorridas hoje no final do jogo de Iraty e Operário, quando no final da partida, algumas pessoas que se dizem ‘torcedores‘, vieram a proferir palavras de baixo calão à assessora de imprensa do Operário. Lamentamos profundamente o fato ocorrido e o Iraty Sport Club estará a disposição para o que for necessário á punição dos responsáveis.
Queremos também salientar que é uma minoria que não representa a grande torcida do Iraty e sua População.
Att. Diretoria do Iraty Sport Club.