Após demitir Eriksson, México contrata Javier Aguirre

Um dia depois de demitir o sueco Sven-Goran Eriksson, a seleção do México anunciou a contratação de Javier Aguirre nesta sexta-feira. O mexicano, que já treinou a equipe na Copa do Mundo de 2002, voltou à seleção com o objetivo de garantir vaga no Mundial de 2010, na África do Sul.

Em sua segunda passagem pelo time, Aguirre tentará recuperar a seleção mexicana, que apresenta fraca campanha nas Eliminatórias da Concacaf. O México ocupa apenas a quarta posição da tabela, atrás de Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, e só iria ao Mundial após disputar repescagem. Somente os três primeiros colocados asseguram vaga para a competição.

A situação se assemelha às Eliminatórias de 2001, quando o treinador foi contratado para reagir na competição e se garantir na Copa da Coreia do Sul e do Japão. Na época, Aguirre substituiu Enrique Meza e levou os mexicanos à Copa.

Dessa vez, ele vai ocupar o lugar de Eriksson, que foi demitido após a derrota por 3 a 1 para Honduras, na quarta-feira. No hexagonal final da Concacaf, os mexicanos obtiveram apenas uma vitória, e duas derrotas, em três jogos.

Aguirre agora tentará garantir a vaga e mostrar um melhor desempenho na Copa. Em 2002, o treinador recebeu duras críticas após a eliminação dos mexicanos nas oitavas-de-final. Ao fim da competição, ele perdeu o emprego e foi comandar o Osasuna, da Espanha. Antes de assumir a seleção mexicana novamente, Aguirre treinava Atlético de Madrid, de onde foi despedido em fevereiro.