3º dia da natação tem seis quebras de recordes

O terceiro dia da natação nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 ? o segundo em piscina – teve seis quebras de recorde da competição, sempre por brasileiros e americanos. Apenas uma das provas não teve a marca anterior  quebrada. Pela equipe do Brasil, superaram marcas Rebecca Gusmão, Kaio Márcio e César Cielo. Pelo time americano, os novos recordistas são Matt Patton, Kathleen Hersey e a equipe que nadou a prova de revezamento 4x200m livre feminino.

César Cielo bateu o recorde nos 100m livre, conquistando o ouro com 48s79. O brasileiro foi seguido por José Martins Meolans, da Argentina, que fez o tempo de 49s42 e ficou com a prata, e o americano Gabriel Woodward, que marcou 49s59 para conquistar seu bronze.

Cielo saiu eufórico da piscina com o resultado. "São os meus primeiros Jogos Pan-americanos. Foi excelente. Vem mais por aí", prometeu.

Nos 50m livre feminino Rebeca Gusmão quebrou não só o recorde pan-americano como também o sul-americano, com o tempo de 25s05. Na prova, a brasileira ficou à frente da venezuelana Arlene Semeco, que marcou o tempo de 25s22, e da porto-riquenha Vanesa Garcia Vega, que fez 25s46.

O outro recorde estabelecido por brasileiro no dia saiu nos 100m borboleta masculino. Kaio nadou o trajeto em 52s05 e superou a marca anterior, do venezuelano Octavio Alesi, obtida dois dias antes, nas eliminatórias. No pódio, Kaio foi acompanhado pelo compatriota Gabriel Mangabeira, que levou a prata, com o tempo de 52s43, e pelo venezuelano Albert Subirats, que fez 52s78 e ficou com a prata.

?Estou feliz pela dobradinha. Foi uma prova boa para a natação brasileira. Estou virando muito bem. Acho que ganhei a prova na virada?, avaliou Kaio Márcio.

O primeiro recorde quebrado pelos americanos veio nos 400m livre masculino, com Matt Patton, que levou o ouro com o tempo de 3min49s77. Na prova, Tobias Work, também dos Estados Unidos, ficou com a prata, com o tempo de 3min50s62. O bronze ficou com o brasileiro Armando Negreiros, que marcou 3min51s18.

Nos 100m borboleta feminino, Kathleen Hersey estabeleceu o novo recorde com o tempo de 59s21. A americana só assumiu a liderança da prova nos últimos 50 metros, quando passou à frente da compatriota Sam Woodward, que levou a prata, com o tempo de 59s98. O bronze ficou com a brasileira Gabriela Silva, que fez 1min00s50.

?Estou eufórica. Nunca vi tanta torcida. Estou muito feliz pelo desafio que encontrei e por bater o recorde pan-americano?, contou Kathleen.

O último ouro e quebra de recorde dos americanos veio com as nadadoras Jéssica Rodriquez, Emily Kukors, Ava Ohlgren e Katie Carroll, no revezamento 4x200m livre. As americanas cravaram a marca de 8min02s03, ficando à frente da equipe do Canadá, que ficou com a prata, ao marcar 8min04s06, e das brasileiras, que fizeram 8min13s15 e conquistaram o bronze.

A prova dos 100m costas foi a única do dia que não teve quebra de recorde. E nem brasileiros ou americanos no alto do pódio. O ouro foi para o Canadá. Scott Dickens venceu a prova com o tempo de 1min01s20. Com a prata, ficou o americano Mark Gangloff, que marcou 1min01seg24. O bronze foi para outro canadense, Mathieu Bois, que completou os 100m costas em 1min01s83.

Voltar ao topo