O que você queria ser quando criança?

Esta é a primeira pergunta que faço quando começo a falar sobre talentos. Entrando na brincadeira, os profissionais começam a lembrar o que sonhavam ser quando eram crianças e ainda damos muitas risadas juntos quando peço para que me descrevam como seriam esses profissionais hoje, na fase adulta.

O fato é que alguns realmente atuam nas profissões sonhadas na infância ou seguem uma carreira relacionada, com funções semelhantes.
O que mais ouvi até hoje é que, em geral, os meninos queriam ser pilotos de avião, jogadores de futebol ou cientistas e as meninas gostariam de ser professoras, médicas e artistas!

Durante a minha infância, eu e minhas primas brincávamos de escolinha no quadro negro que ganhamos de nossa avó. Atualmente, uma delas é professora e eu gosto de brincar disso até hoje. Lembro-me ainda do André, vizinho do apartamento 201 que queria ser veterinário e gostava de cuidar dos bichinhos da vizinhança. André cresceu, é advogado e, nos finais de semana, participa de uma ONG que cuida de cães e gatos de rua.

Mas por que motivo falo disso nesta coluna? Muitas pessoas não conhecem seus talentos ou não se sentem realizadas no que fazem. Então, reflita sobre o que você faz bem, sem esforço e que as pessoas elogiam. Isto pode ajudar a descobrir quais são os seus talentos.

As profissões que sonhamos quando criança são a janela para enxergar nossas paixões e vocações. Identificar e entender essas paixões são a chave para uma escolha bem sucedida de profissão e encontrar atividades que nos tragam maior satisfação pessoal, como no exemplo do André, em que podemos praticar nossas vocações no que gostamos, com ou sem remuneração.

Uma coisa não te contei. Além de perguntar aos meus clientes sobre o queriam ser, falamos sobre os super-heróis favoritos e seus superpoderes. Seja quais forem os seus talentos e superpoderes, atue com o mesmo entusiasmo deste momento, em que acabou de se lembrar do seu super-herói favorito e de como usava seus poderes (talentos) a favor da humanidade, por meio da leitura desta coluna, e crie sua própria história em quadrinhos!