Mexa-se e seja feliz

Os benefícios à saúde trazidos pela prática de exercícios ultrapassam os aspectos físicos. Inúmeros estudos indicam que este hábito é essencial para o bem-estar psicológico dos indivíduos.

De modo geral, a atividade física influencia positivamente na forma como uma pessoa se sente. Tamanho o efeito, que recorrentemente os exercícios são utilizados como parte do tratamento da depressão leve e outros transtornos, como a síndrome do pânico e a ansiedade.

Isto ocorre, pois quando nos exercitamos um conjunto de substâncias químicas são produzidas pelo corpo. Uma delas é a endorfina, hormônio que tem potente ação analgésica, diminuindo a percepção da dor, e estimula as sensações de conforto, relaxamento e prazer. Fato que explica o melhor estado de humor, tolerância ao estresse e disposição apresentados por muitos praticantes.

Outros aspectos também são favorecidos através da ‘química corporal‘ decorrente exercícios: maior equilíbrio emocional e controle de impulsos, atenuando comportamentos como a irritabilidade, a impaciência e a agressividade; incremento na capacidade de concentração, atenção e memória; melhoria do sono; influência na regulação do apetite.

Além destes, a mudança na aparência física resultante dos treinamentos é constantemente associada a um aumento na autoestima e confiança do praticante, sem contarmos, ainda, os benefícios da interação social que muitas atividades em grupo oferecem.

Não existe referência única de qual forma, frequência, intensidade e duração são as ideais para que seja potencializada a produção de tais substâncias, mas certamente há variações conforme a atividade física praticada. Contudo, estudos demonstraram que a ação da endorfina pode durar diversas horas após os exercícios, logo, realizá-los pela manhã é uma excelente dica para termos um bom dia!

Tem sugestão para algum tema? Mande um email para jrbarao@gmail.com.