Carboidratos: saiba escolher

Bom dia amigo leitor. Estamos cansados de saber o quanto nossa alimentação moderna é deficiente em muitos aspectos. A maior parte das pessoas tem uma dieta rica em carboidratos e gorduras, que estão presentes em praticamente todas as refeições. Outras restringem demais esses alimentos, sem levar em consideração que são importantes fontes de energia para o corpo.

Existem dois grupos principais de carboidratos, os chamados Carboidratos Simples e os Carboidratos Complexos. No grupo dos carboidratos simples encontram-se o açúcar, as farinhas refinadas, tais como pão branco, doces, massas. O grande problema dos carboidratos simples é que quando são digeridos convertem-se em açúcar no sangue, elevando os níveis de insulina e sendo armazenados como gordura. A insulina é o hormônio fabricado no pâncreas que vai percorrer o corpo e destinar a energia (glicose) proveniente da digestão do carboidratos para os diversos tecidos do corpo. Essa energia pode ser estocada  de duas formas: como glicogênio, o qual é acessado facilmente quando precisamos, e como gordura localizada dentro dos adipócitos, que são as nossas células de gordura. Então, quanto mais carboidratos simples ingerimos, maior o pico de insulina e maior a probabilidade de se armazenar mais gordura. E como a digestão é rápida, a fome logo aparece e você estará devorando mais e mais carboidratos simples, recomeçando todo o processo. Além disso, quando os níveis de insulina no sangue estão altos, o corpo não irá recorrer às células de gordura para procurar energia, ou seja, não queimará gordura.

Porém, quero deixar claro que você não deve se privar os carboidratos, mas saber escolher os melhores para que não engorde. Nesse caso, os indicados são os Carboidratos Complexos, tais como os alimentos integrais, aveia, pão integral, batata doce, etc. A digestão desses carboidratos é mais lenta, pois a maioria deles tem uma ‘casquinha‘ ou fibra que atrasa a digestão, o que traz uma sensação de saciedade bem maior. E por causa disso, a insulina é liberada gradualmente e o destino dessa glicose não serão então as células de gordura. Dessa forma, podemos ingerir carboidratos, obter sua energia sem engordar. Para uma refeição pré-treino, um bom exemplo é a banana amassada com aveia, ou um sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo branco, ou com outros recheios como atum, peito de frango desfiado, etc. Com esses tipos de alimentos, garanto que seu treino será muito bem aproveitado, pois eles serão o ‘combustível‘ que irá te fornecer energia do inicio ao fim.

Já no pós-treino muitos adicionam ao Shake de proteína (Whey Protein) uma porção de carboidratos simples, porque nesse momento é interessante que haja um pico de insulina, para que a absorção da proteína seja maior e mais rápida. Mas cuidado, se sobrarem carboidratos simples, já sabe, pode virar ‘barriga‘. Por isso volto a afirmar que, consultando um bom nutricionista, você saberá exatamente a quantidade necessária de carboidratos para você de acordo com seus objetivos. Até a próxima.