Vai comprar um carro zero? Fique de olho!

Comprar um carro novo está entre os sonhos de muitos consumidores e realizá-lo está cada vez mais desafiador. E, quando isso acontece, é preciso ter cuidado, pois a emoção na hora da compra pode gerar descuidos que resultam em prejuízos ao consumidor.

Antes de comprar um veículo, os consumidores costumam ir até as concessionárias para conhecer as opções disponíveis, versões, cores, formas de pagamento, aceitação de seu veículo usado como parte de pagamento, entre outros.

E nem sempre os carros que estão em exposição ou que são destinados a test drive correspondem à versão que será adquirida e entregue ao consumidor.

E quando a versão adquirida tem menos acessórios ou opcionais do que o veículo de test drive, o consumidor precisa ser prévia e adequadamente informado. Assim, é dever do fornecedor informar ao cliente, por escrito, exatamente o que ele está comprando, com todas as especificações.

Como dito, essas informações deve ser exigidas por escrito pelo consumidor, que deverá guardar o documento e conferir – no momento da entrega do veículo comprado – se todos os itens listados na proposta/pedido estão corretos.

Caso isso não aconteça, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para fazer valer os seus direitos.