Torta doce que derrete na boca é queridinha de padaria de Curitiba

torta de requeijao rico pao
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Ali no comecinho da Rua Marechal Deodoro, na esquina com a Rua Francisco Torres, perto da Reitoria, uma padaria simpática guarda na vitrine uma torta queridinha de muitos fregueses ali da região: a famosa torta de requeijão. Na Rico Pão, o carro-chefe pode ser o rico pãozinho francês, mas ouro mesmo é a preciosa torta de queijo.

Torta de requeijão, ou torta de ricota, tanto faz. Se pedir no balcão, as meninas logo vão entender de qual se trata, independente de como quiser chamar. De textura cremosa, que desmancha na boca, a torta de requeijão é leve, docinha, com a cobertura caramelizada no forno, aerada. Na base, uma massinha mais consistente, que se forma durante o forno, e também uma surpresa doce: goiabada ou uvas passas – você escolhe a melhor versão (ambas custam R$ 54,90 o quilo).

LEIA TAMBÉM:

>> Super Vegetariano: comidinha de vó com preço honesto no Centro de Curitiba

>> 100 motivos para se apaixonar pelas empanadas Don Hugo, no Juvevê

A uva passa, apesar de polêmica, é a minha preferida. Parece que a doçura da torta hidrata as pequenas uvas, que incham um pouquinho e encharcam de sabor a base. São poucas uvas passas por fatia, surpresinhas, assim como poucos pedaços de goiabada. Acredite, é quantidade certa para não desequilibrar a doçura.

Agora tente imaginar um doce desses geladinho, recém-saído da geladeira. Acompanhado de um café puro, ou café com leite. Pode ser depois de um pãozinho na chapa no café da manhã da padoca mesmo, ou levado para o lanche da tarde, depois do trabalho.

Xodó da Rico Pão

Muito popular em Curitiba, a torta de requeijão é conhecida em muitas padarias e confeitarias pela cidade. Claro que, entre várias que provei, a do Rico Pão é de longe uma das mais saborosas. Diariamente, são produzidos cerca de 20 kgs do doce – produção que acaba antes do fim do dia. Por isso, fui atrás para saber o que faz o doce da Rio Pão tão leve e aerado, diferente das outras confeitarias.

“Temos apreço por qualidade. Insumo da melhor qualidade. Tem lugares que compram produtos para venda in natura e outros para se usar na produção. Aqui não fazemos isso. O doce de leite que vendemos no balcão é o mesmo usado nas nossas Carolinas, por exemplo. Tudo é feito com qualidade, de primeira linha”, garante a proprietária Ariane Guassu.

O grande segredo da receita? Não se sabe o que a torna especial. A torta de requeijão da Rico Pão é feita com ricota e um pouco de creme de leite. Ainda vai ovos, açúcar e etc. A massa é feita toda com maquinário, assada em forno industrial. Ainda sigo sem descobrir o que faz o recheio ficar tão leve e lisinho.

Inaugurada há quase 58 anos, a Rico Pão nasceu do sonho de um português que veio para o Brasil sem nada no bolso. “Meu pai é falecido. Pelo que me contam, foi caminhoneiro. Chegou a trabalhar na Dias Martins carregando saco. Conheceu minha mãe, mineira, mas morava em Londrina. Se casaram, quiseram se estabelecer. Venderam um terreno e montaram a panificadora”, recorda Ariane.

10 anos depois da inauguração, o irmão também veio de Portugal para ajudar. Durante muito tempo, os dois trabalharam juntos. Já em 1991, Ariane e o marido passaram a tocar a panificadora.

Desde então, a padaria passou por reformas, Ariane e o marido procurou conhecer melhor a clientela. “A gente fez experimentos com produtos mais elaborados, produtos de confeitaria Lancaster, mas não foi pra frente. Nosso público gosta de coisas mais simples, cueca virada, sonho, salgado de qualidade. Não temos máquina para modelar salgado, tudo é feito à mão. Acaba saindo caro por conta da qualidade que a gente tem. Se for avaliar, o preço é justo”, revela a proprietária.

Torta de queijo, não seria uma cheesecake?

Feita de queijo e bem docinha, cremosa e assada, não há quem não associe a torta de requeijão com a sobremesa que nasceu nos Estados Unidos. Podem ser primas, quem sabe. Eu garanto que o sabor é diferente.

A torta de requeijão é bem parecida com a Torta di Ricotta, italiana. As duas são feitas com o queijo suave, com pouca gordura e bem fresco. Há também tortas parecidas na cozinha russa e alemã – como a käsekuchen.

Há versões e sabores da torta espalhadas por Curitiba e muitas outras cidades. Se tiver curiosidade para experimentar uma, recomendo a da Rico Pão.

Onde fica a Rico Pão?

A panificadora Rico Pão, além de tortas, oferece salgados, doces, bolos e lanches. Fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 1.055 – Centro. Aberta de segunda a sábado, das 6 às 22 horas. Aos domingos, das 6 às 21 horas.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!

Voltar ao topo