Você tem celular compatível com o 5G? Confira os modelos homologados

Saiba quais celulares já tem 5G em Curitiba
Conheça a lista de celulares homologados pela Anatel com capacidade 5G em Curitiba |Foto Freepik

O sinal 5G foi liberado nesta terça-feira (16), em Curitiba. A chegada dessa tecnologia abre um novo ciclo na era da comunicação. Além da capital paranaense, as cidades de Goiânia e Salvador também entram na 5ª geração da internet. Agora, o Brasil conta com oito capitais com o sinal 5G.

No entanto, não é apenas o sinal que faz com que os usuários possam utilizar a nova tecnologia. É preciso também ter um smartphone compatível com o sinal 5G. Para saber com mais detalhes, a Anatel disponibilizou uma lista com os celulares homologados com a tecnologia. Veja a seguir!

>> Veja os bairros que já possuem cobertura 5G em Curitiba

De acordo com a Anatel, o sinal 5G pode sofrer variações conforme a disponibilidade da operadora contratada e a região e/ou bairro de cobertura.

+ Leia mais: Confraria041 abre novas vagas; veja como participar e aproveitar os benefícios

Pensando em te ajudar, nossa equipe de Promoções e Reviews preparou uma lista com todos os celulares homologados pela Anatel com a disponibilidade 5G e algumas perguntas e respostas a seguir. Confira!

Celulares homologados pela Anatel

AppleSamsungMotorolaXiaomiAsusRealmeTCLNokia
iPhone 12 miniGalaxy A32 5GMoto G 5G PlusMi 10T ProZenfone 8realme 7 5gTCL 20 Pro 5GNokia G50
iPhone 12Galaxy A52 5GMoto G 5GMi 10TZenfone 8 Fliprealme 8 5G
iPhone 12 ProGalaxy A52s 5GMoto G50 5GMi 11Zenfone 7realme GT Master Edition
iPhone 12 Pro MaxGalaxy Z Flip3 5GMoto G71 5GPoco F3ROG Phone 5
iPhone 13 miniGalaxy Z Fold2 5GMoto G100 5GPoco M3 Pro 5GROG Phone 5s
iPhone 13Galaxy Z Fold3 5GMoto G200 5GRedmi Note 10 5GROG Phone 3
iPhone 13 ProGalaxy S21 5GMotorola EdgeXiaomi 11 Lite 5G
iPhone 13 Pro MaxGalaxy S21+ 5GMotorola Edge 20
iPhone SE (3ª geração)Galaxy S21 Ultra 5GMotorola Edge 20 Lite
Galaxy M52 5GMotorola Edge 20 Pro
Galaxy Note 20 5G
Galaxy Note 20 Ultra 5G
Dados retirados pela Anatel

O que é 5G?

De acordo com a Anatel, o 5G é a nova geração de sistemas celulares e arquitetura de rede que fornecerá conectividade de banda larga, ultra robusta, com baixa latência, e massiva para pessoas e coisas. Trata-se de uma infraestrutura que possibilitará a criação de novos serviços e casos de uso, muitos deles ainda desconhecidos.

As informações a seguir e outras dúvidas podem ser conferidas no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aqui!

+ Leia também: 5G é ativado em Curitiba! Confira as vantagens da 5ª geração da internet

O que muda em relação ao 4G?

Para a Anatel, a próxima geração trará mudanças significativas em relação ao 4G. As melhorias técnicas são relevantes e os requisitos têm como objetivo atingir três patamares:

1) Maior velocidade: em teoria, a rede 4G é capaz de atingir a velocidade de um gigabit por segundo (1 Gbps). No dia a dia, porém, não chegamos perto disso em nossos celulares. Com o 5G, a expectativa é atingir velocidade máxima, na ERB, vinte vezes maior em relação ao 4G, chegando a 20 Gbps.

2) Menor latência: a meta é atingir uma latência – tempo necessário entre o estímulo e a resposta real da rede – de apenas 1 milissegundo com o 5G. A rede com tecnologia 4G apresenta, em média, latência de 50 milissegundos.

3) Maior eficiência energética: a rede 5G terá nível de eficiência energética 90% mais alto que a 4G, o que viabilizará a internet das coisas, já que baterias de diversos tipos de dispositivos muitas vezes não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência.

Os aparelhos com tecnologia 2G, 3G e 4G deixarão de funcionar?

Para a Anatel, não! Os telefones celulares com tecnologia 4G, 3G e 2G continuarão a funcionar, como sempre foi o caso em todas as evoluções tecnológicas das redes celulares. No início da implantação do sistema 5G, não há expectativa de descontinuidade das tecnologias anteriores em curto prazo. O 5G agregará novas faixas de frequência à telefonia celular, sem contudo alterar as faixas já disponibilizadas para o uso do serviço.

Vou precisar trocar de chip ou de plano?

Neste primeiro momento, somente os usuários da Vivo precisarão efetuar a troca do chip para obter acesso ao 5G “sandalone (SA), para quem tem aparelhos compatíveis com essa conexão. A operadora informou que o modelo de chip já está à venda. O preço é de R$ 13.

Para acessar o 5G “non standalone” (NSA), todas as operadoras informam que o chip com 4G é suficiente.

A Vivo e a Claro informaram ao G1 que não cobrarão a mais pelo 5G. A TIM informou que há um plano específico, com um pacote para “turbinar” o serviço com mais 50GB de internet.